DGRM anuncia obras no Porto da Ericeira. Investimento é de 1,6 milhões de euros
A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou esta quarta-feira a assinatura de dois contratos de empreitada para obras no Porto da Ericeira, sendo o primeiro relativo às dragagens da Bacia Portuária e o segundo aos trabalhos de reforço da Cabeça do Quebra-Mar.
Numa nota enviada à imprensa, a entidade indica que “os trabalhos previstos para a cabeça do quebra-mar têm como âmbito a colocação de 4.800 m3 de enrocamento da gama 100 a 150 KN na zona de maior desgaste da referida cabeça, proporcionando uma maior robustez e segurança desta obra de proteção do porto”.
Em causa está um investimento total de 1,6 milhões de euros previsto no Orçamento do Estado deste ano no conjunto dos dois contratos, com o qual se pretende restabelecer as melhores condições de funcionamento do porto e aumentar a segurança marítima das embarcações e respetivos tripulantes.
De acordo com a DGRM, as dragagens contemplam a retirada de 200.000 m3 de sedimentos de constituição arenosa da bacia portuária e a regularização da praia emersa, de forma a restabelecer o normal funcionamento do porto de pesca e do movimento de saída e retorno das embarcação da faina.
“Os trabalhos terão início com a execução dos levantamentos topo-hidrográficos da totalidade das zonas de intervenção, ação após a qual decorrerão as dragagens, sequencialmente, nas diversas zonas previstas. Está contemplado também o transporte dos sedimentos e sua imersão em meio marinho, em zona da deriva litoral, para promover a alimentação de praia e combate à erosão costeira”, é ainda referido no mesmo comunicado.