Deutsche Bank investiga vendas fraudulentas a clientes portugueses e espanhóis
O Deutsche Bank está a investigar se foram vendidos incorretamente produtos financeiros a clientes portugueses e espanhóis, em violação das regras da União Europeia (UE), tendo sido depois partilhados lucros entre os funcionários do banco de investimento e trabalhadores ao serviços dos clientes, segundo o Financial Times.
A investigação interna – com o nome de código “Project Teal” – foi desencadeada por queixas de clientes no ano passado. Inicialmente, centrou-se numa unidade do banco em Espanha, que vende coberturas, swaps, derivados e outros produtos financeiros complexos.
A auditoria constatou que o Deutsche Bank tinha classificado erradamente as empresas-clientes segundo as regras da Diretiva de Mercados de Instrumentos Financeiros, que exigem que os bancos separem os clientes por níveis de sofisticação financeira e avaliação da adequação dos produtos financeiros vendidos ao perfil que têm.
O banco acredita que alguns dos seus funcionários venderam conscientemente produtos desadequados a clientes que podem não ter sido capazes de compreender e assumir o risco que estavam a correr com estas posições.
A investigação não está apenas a olhar para alguns casos isolados, mas para o que parece ser um padrão mais amplo de má conduta ao longo de vários anos, de acordo com o Financial Times.
O Projeto Teal está também a investigar alegações de que houve conluio/ conspiração entre funcionários e pessoal do Deutsche Bank em alguns dos clientes que compraram os produtos financeiros. Uma das hipóteses que está a ser explorada é que os dois lados partilharam alguns dos lucros das transações.
O projeto centrou-se inicialmente em Espanha, mas o âmbito da investigação foi posteriormente alargado ao resto da Europa. No entanto, acredita-se que apenas os clientes de Espanha e de Portugal foram afetados.
A investigação está a chegar a um fim, pelo que o banco terá, em breve, de fazer revelações finais aos reguladores sobre o que aconteceu e as medidas que planeia tomar nesse sentido.