Desporto automóvel vale o dobro do empréstimo concedido pela Troika a Portugal

O desporto automóvel vale o dobro do empréstimo da troika a Portugal. Em 2019, este tipo de competições conseguiram alcançar 159,2 mil milhões de euros em receitas brutas, refere um estudo promovido pela consultora EY-Parthenon, a pedido da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e citado pelo Dinheiro Vivo.

“Perto de um terço das receitas (59,8 mil milhões de euros) foram diretas, geradas através da compra de bens e serviços e do consumo adicional feito por pessoas empregadas na indústria do desporto automóvel. A nível indireto, o encaixe foi de 99,4 milhões de euros, contabilizando, por exemplo, gastos em restaurantes pelos espetadores das corridas”, esclarece o dinheiro vivo.

Ao todo, o deporto automóvel emprega, segundo o mesmo estudo 1,5 milhões de pessoas. O mesmo relatório revela ainda receitas diretas aumentaram em 90% em comparação com 2017, dos 31 para os 59,8 mil milhões de euros. “O montante supera o produto interno bruto dos 25 países mais pequenos”, como indica o Dinheiro Vivo.

O resgate pedido, através de um memorando pelo então governo em gestão de José Sócrates em abril de 2011, foi respondido pela Troika com uma injeção de capital de 78 mil milhões de euros, aplicada por tranches.