Desinformação: Google elimina 2500 canais do YouTube ligados à China

A Google apagou mais de 2.500 canais do YouTube ligados à China como parte do seu esforço para eliminar a desinformação na plataforma de partilha de vídeo.

A eliminação dos canais acontece numa altura em que aumentam as tensões entre os Estados Unidos e a China no que toca às aplicações TikTok e WeChat, que, segundo a Casa Branca, são “ameaças significativas”.

Segundo a Alphabet (dona da Google), os canais foram apagados entre Abril e Junho “como parte de uma investigação em curso sobre as operações coordenadas de influência ligadas à China”.

Os canais publicavam essencialmente spam e conteúdo não-político, mas um pequeno conjunto abordava política, disse a empresa num boletim trimestral sobre operações de desinformação.

A Google não identificou os canais em causa e forneceu poucos detalhes, excepto para ligar os vídeos a actividades semelhantes detectadas pelo Twitter e a uma campanha de desinformação identificada em Abril pela Graphika, uma empresa de análise dos meios de comunicação social.

Nesta quarta-feira, a Casa Branca disse que estava a intensificar os esforços para “purgar” as aplicações chinesas “não confiáveis” das redes digitais dos Estados Unidos, referindo o TikTok e o WeChat como “ameaças significativas”.

Ler Mais





Comentários
Loading...