
Depressão ‘Martinho’ está a subir: esta noite espera-se “agravamento das condições atmosféricas” em algumas regiões do norte do país, revela especialista
O climatologista Mário Marques alertou que hoje a depressão ‘Martinho’ – “com foco principal no vento”, sublinhou – vai estar “numa fase de transição” entre as duas fases previstas: a primeira, “na região Sul”, e uma segunda “na região Norte”.
Ainda assim, alertou o especialista em declarações à ‘CNN Portugal’, conte com aguaceiros em todo o território. “A partir da tarde, começará a aumentar a nebulosidade e a instabilidade, sobretudo a norte do rio Mondego”, referiu, “generalizada a todo o território”.
“Para a noite, aí sim, espera-se o agravamento das condições atmosféricas, sobretudo nos distritos do Minho, Douro Litoral, Viseu, Bragança, Vila Real. Isto porque poderá haver uma frente fria que vai atravessar o território continental desde a madrugada e todo o dia de amanhã [sexta-feira]. Depois, um pós-frontal, muito ativo, que poderá trazer precipitações mais intensas e fenómenos de vento fortes”, indicou Mário Marques.
“No fim de semana, em particular a Norte, teremos boas abertas, aguaceiros dispersos no Norte. No Sul, não se espera grande precipitação”, concluiu o especialista.