Depressão Martinho: Condicionamentos de trânsito nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Lusoponte a acompanhar evolução da situação

As fortes rajadas de vento e a chuva intensa associadas à depressão Martinho estão a causar perturbações na circulação rodoviária, levando à imposição de restrições na travessia das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. De acordo com informações fornecidas por fonte da Lusoponte à Executive Digest, foram implementadas medidas preventivas para garantir a segurança dos automobilistas e minimizar riscos.

Na Ponte Vasco da Gama, está condicionada a circulação de motociclos e de veículos que transportem reboques com lona, uma decisão justificada pelo risco elevado que estes meios de transporte enfrentam face às fortes rajadas de vento. Já na Ponte 25 de Abril, não há uma interdição específica de tipos de veículos, mas ambas as infraestruturas estão sujeitas a redução dos limites de velocidade. No caso da 25 de Abril, a velocidade máxima permitida foi fixada nos 60 km/h, enquanto na Vasco da Gama esse limite é de 80 km/h.

Segundo a mesma fonte da Lusoponte, para já não está previsto o encerramento total de qualquer uma das pontes, mas a situação está a ser monitorizada continuamente. “Está a ser feita uma avaliação constante da evolução das condições meteorológicas”, esclarece a empresa, sublinhando que qualquer alteração será comunicada atempadamente.

A decisão de restringir a circulação nestas ligações rodoviárias fundamentais entre as margens do Tejo surge num contexto de agravamento das condições meteorológicas. A Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações, cheias e deslizamentos de terras devido à precipitação intensa que se prevê até à manhã de quinta-feira.

O comandante adjunto de operações da Proteção Civil, Alexandre Penha, apelou à população para evitar deslocações desnecessárias e reforçou a necessidade de precaução nas estradas, bem como a evitação das orlas costeiras e zonas ribeirinhas. “Aconselhamos os cidadãos a manterem-se informados e a seguirem as indicações das autoridades”, declarou.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria estarão sob aviso laranja para precipitação intensa entre as 21h de quarta-feira e as 06h de quinta-feira. Além disso, há um aviso amarelo para todo o território do continente devido à previsão de vento forte, com rajadas que podem variar entre os 90 e os 110 km/h.

Na Madeira, os efeitos da depressão Martinho também se farão sentir, levando à emissão de avisos laranja para vento e agitação marítima, válidos desde a tarde de quarta-feira até ao meio da manhã de quinta-feira.

Face às condições adversas, as autoridades recomendam que os condutores adotem comportamentos prudentes. Entre as medidas sugeridas estão a redução da velocidade, o aumento da distância de segurança entre veículos, a atenção redobrada a possíveis detritos na via e a prevenção de atravessamentos inesperados de outros utentes da estrada.

As autoridades mantêm-se em estado de alerta e continuarão a monitorizar a evolução do estado do tempo, podendo ser implementadas novas restrições ou ajustadas as medidas de segurança em função das condições meteorológicas.