Depois do Reino Unido: que outros países já confirmaram casos da nova variante de Mpox?

A Grã-Bretanha tornou-se o quinto país fora de África a confirmar um caso da forma do clade Ib do vírus Mpox, relatou esta sexta-feira a agência ‘Reuters’: recorde-se que a Organização Mundial de Saúde declarou a Mpox uma emergência de saúde pública global pela segunda vez em dois anos em agosto último, na sequência de um surto da infeção viral na República Democrática do Congo, que depois se espalhou para os países vizinhos.

Em que países já foram detetados casos positivos de infeção?

Alemanha – o primeiro caso da nova variante Mpox foi detetado em território germânico, segundo indicou o Instituto Robert Koch, a 22 de outubro último, acrescentando que considerava baixo o risco para a população em geral.

Reino Unido – a agência de segurança sanitária da Grã-Bretanha (UKHSA) informou esta sexta-feira um novo caso da nova variante clade Ib – foi o quinto confirmado no país nas últimas semanas. De acordo com a agência, o risco para a população continua baixo. O caso foi detetado em Leeds, sendo que o paciente regressou recentemente do Uganda, onde existe uma transmissão comunitária desta variante.

República Democrática do Congo – duas variantes do Mpox estão a propagar-se no país – a endémica clade I e a nova clade Ib, que se espalha mais facilmente através do contacto próximo, incluindo o sexual. No passado dia 18, a República Democrática do Congo tinha registado um total de 10.309 casos e 43 mortes este ano.

Suécia – a 15 de agosto, as autoridades de saúde suecas confirmaram uma infeção por uma nova variante do vírus, naquele que foi o primeiro sinal da sua propagação fora do continente africano. Segundo os responsáveis nórdicos, o paciente foi infetado quando estava em África com a variante clade Ib do Mpox.

Tailândia – foi relatado um caso de Mpox, da estirpe clabe Ib, a 22 de agosto, num homem europeu de 66 anos que chegou de um país africano onde a doença se estava a espalhar.

Índia – a 23 de setembro foi detetado um caso de Mpox que envolveu um viajante no estado de Kerala, no sul do país: era da variante clade Ib, de rápida propagação. O paciente era um homem de 38 anos que viajou dos Emirados Árabes Unidos.

Burundi – a 15 de novembro, o Burundi registou 2.003 casos de Mpox, com uma morte. Em julho, o surto no país foi declarado como tendo sido causado pela estirpe clade Ib, relatou a OMS.

Quénia – até 13 de novembro último, o Quénia confirmou 17 casos positivos – e uma morte -, segundo dados da OMS: a sequenciação genómica de 13 casos confirmados identificou a variante circulante como clade Ib.

Ruanda – até 6 de novembro, estavam registados 26 casos de Mpox pela clabe Ib e zero mortes.

Uganda – até 13 de novembro, foram identificados no Uganda 521 casos de Mpox, com uma morte, causada sobretudo pela clade Ib, segundo dados da OMS.

Zâmbia – o primeiro caso de Mpox foi reportado a 10 de outubro último, sendo que a OMS salientou tratar-se de um caso de clade Ib.

Ler Mais





Comentários
Loading...