Democracia é o melhor sistema político? Apenas 62% dos jovens entre os 16 e 24 anos acredita que sim, aponta estudo

Os jovens nascidos entre 1995 e 2010 – a chamada geração Z – estão ‘desconfiados’ da democracia, apontou esta quarta-feira um estudo da Fundação Friedrich Naumann para a Liberdade, citado pelo ‘Jornal de Negócios’, feito a mais de 5 mil jovens na Alemanha, França, Hungria, Polónia e Estados Unidos.

Os jovens, com idades entre os 16 e 24 anos, mostraram-se no entanto comprometidos com os direitos humanos: 88% dos inquiridos apontou que estes devem aplicar-se a todos.

Mas é a desconfiança com a democracia que é preocupante: apenas 62% estão convencidos de que a democracia é a melhor forma de Governo, sendo que apenas 40% avaliou o estado democrático no seu país de origem como positivo – já 21% apontou ser negativo.

No que diz respeito aos direitos humanos, os inquiridos salientaram o direito à privacidade – com 88,8% a considerar muito importante -, à propriedade privada (86,3%) e ao direito ao tratamento igual perante a lei (86,1%): seguem-se o direito à orientação sexual e identidade de género (67,5%), direito à reunião (74,4%) e a liberdade de “qualquer tipo de descriminação” (83%).

O inquérito realizado pela fundação alemã para a política liberal foi realizado entre os dias 13 e 17 de novembro, já após a eleição de Donald Trump para a Casa Branca, assim como o colapso do Governo alemão e antes da presidência polaca rotativa da União Europeia.