Dados macroeconómicos mistos não ajudaram a “elevar ou a baixar o sentimento do mercado” na Zona Euro, explica analista

Os índices de referência europeus tiveram uma abertura sem uma direção clara na quinta-feira, depois de dados macroeconómicos mistos não terem conseguido reforçar o sentimento do mercado antes do fim de semana prolongado nos EUA.

Os volumes de transação mais baixos e a menor volatilidade do mercado ocorrem tradicionalmente durante o fim de semana prolongado do Dia de Ação de Graças, quando os investidores norte-americanos se afastam das suas mesas de negociação.

Além disso, o recente lote de dados macroeconómicos mistos, com números fracos do PMI da França e números melhores do que o previsto da Alemanha, não ajudou a elevar ou a baixar o sentimento do mercado na região.

O índice pan-europeu STOXX-50 abriu misto, com ganhos nos setores dos cuidados de saúde, materiais básicos e energia compensados por perdas nas ações de consumo não cíclico e tecnológicas.

O mercado está a ser negociado com volumes silenciosos, perto da sua principal resistência de curto prazo em torno de 4.350,0/4.355,0 pontos, uma vez que a dinâmica de alta continua a arrefecer.

Apesar de outra série de dados macro europeus hoje, com o PMI da Zona Euro juntamente com discursos de funcionários do BCE e do Bundesbank, não esperamos que o mercado registe qualquer ação de preço acentuada ou direcional para o final da semana.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades