
Da família Martinavarro até às mãos de uma Igreja Mórmon. Os 700 hectares da Herdade da Zambujeira têm um novo capítulo
O Grupo Agrihold concluiu no início do mês a venda dos seus ativos agrícolas localizados no Alentejo, despedindo-se assim de Portugal após duas décadas. A transação envolveu a venda de uma entidade legal espanhola, que detinha a Valenciagro, uma sociedade portuguesa, e outros ativos em Portugal, somando uma área de 700 hectares de plantações de tangerinas, amendoal e olival.
A venda ocorreu após mais de 20 anos de atividade agrícola na região, com destaque para a Herdade da Zambujeira, que foi pioneira no cultivo de citrinos no Alentejo.
José Luis Martinavarro Ferrer, Diretor Geral da Citri&Co e acionista da Marmoagro, sublinhou que “após mais de 20 anos desde o início deste projeto agrícola, atingimos um ponto de maturidade que nos permitiu tomar a decisão estratégica de alienar os nossos ativos em Portugal para nos concentrarmos em outros projetos que estamos a lançar na Península Ibérica”.
Agora, os 700 hectares no Alentejo foram vendidos à empresa de investimentos Farmland, ligada à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
A aquisição, que pode ter superado os 40 milhões de euros, representa a primeira incursão do fundo de investimento da Igreja Mórmon na agricultura portuguesa, após várias tentativas. O fundo, conhecido como Ensign Peak, é um dos maiores proprietários de terras agrícolas do mundo e acumula milhares de milhões em investimentos, conforme apontado por uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), revela o ‘elEconomista’.
Os novos proprietários não administrarão diretamente as terras, optando por arrendá-las ao Bolschare Group, com sede na Eurocidade Elvas-Badajoz-Campo Maior, que garantirá a continuidade do projeto e a manutenção dos postos de trabalho.
Pedro Foles, CEO da Bolschare Agriculture, expressou entusiasmo com a aquisição, referindo que a Herdade da Zambujeira é um património agrícola excecional. “A Herdade da Zambujeira é um património agrícola excecional, e é com muito orgulho que assumimos a sua administração e gestão. Com esta operação, o Grupo Bolschare continua a reforçar o seu projeto junto de parceiros estratégicos com os quais partilha o objetivo de transformar sectores-chave, como a agricultura, em motores de mudança, para garantir que a rentabilidade e a responsabilidade andam de mãos dadas, e geram impacto positivo na sociedade que inspira e protege as pessoas.”
O processo de venda foi liderado pela CBRE, contando com a colaboração dos seus escritórios em Madrid, Valência e Lisboa. A assessoria jurídica e financeira ficou a cargo da Garrigues (para o Grupo Agrihold) e da PLMJ, Baker McKenzie e KPMG (para o investidor).