Da Bayer à Siemens: Microsoft mostra como IA pode transformar qualquer setor de atividade
A Microsoft anunciou recentemente a disponibilização de novos modelos de Inteligência Artificial (IA) adaptados a setores específicos, com o objetivo de acelerar a transformação digital das organizações.
Estes modelos fazem parte do catálogo de IA do Azure e estão a ser aplicados pelas empresas nas suas indústrias para impulsionar a inovação e melhorar os resultados de negócio.
Entre as organizações que estão a adotar estas soluções inovadoras encontra-se a Bayer, que lança o modelo E.L.Y. Crop Protection para o setor agrícola, visando otimizar a utilização sustentável e a conformidade nas práticas de proteção de culturas. A Cerence, por sua vez, oferece o CaLLM™ Edge, um modelo para a indústria automóvel que permite aos veículos controlar funções internas como o ar condicionado, mesmo em locais com conectividade limitada.
Além disso, a Rockwell Automation está a disponibilizar o FT Optix Food & Beverage, que proporciona soluções de IA específicas para a indústria alimentar, enquanto a Saifr, uma empresa da Fidelity Investments, introduz modelos que auxiliam as instituições financeiras a melhorar a conformidade regulatória.
A Siemens Digital Industries Software também se destaca com o Copilot NX X, uma ferramenta que facilita o design e a produção através de IA adaptada para engenheiros e designers. Já a Sight Machine lança o Factory Namespace Manager, uma solução voltada para otimizar a produção e uso de energia nas fábricas.
A Microsoft, além de investir em parcerias estratégicas, também promove a inovação em open-source com cinco novos modelos Hugging Face, voltados para a análise de dados financeiros. E no setor da saúde, a empresa disponibiliza modelos de imagiologia médica, em colaboração com instituições como a Providence e a Paige.ai, para facilitar a análise de dados multimodais em áreas como oftalmologia e cardiologia.
Para facilitar a implementação de IA, a Microsoft também oferece agentes de IA personalizáveis através do Copilot Studio, que atendem às necessidades específicas de diversos setores, como o retalho e a manufatura, permitindo otimizar operações e melhorar a experiência do cliente.
Esses desenvolvimentos são suportados pela plataforma Microsoft Fabric, que integra fontes de dados diversas, garantindo que as organizações possam tirar o máximo proveito das soluções de IA. A Microsoft reforça o seu compromisso com a confiabilidade e a segurança, garantindo que as soluções de IA respeitem os mais elevados padrões de proteção e privacidade.