Credit Suisse e UBS vão pagar caro o resgate do Banco Central suíço

As autoridades suíças revelaram que as taxas de juros que o Credit Suisse e o UBS vão ter que pagar pela linha de emergência de 250 mil milhões de francos suíços (aproximadamente o mesmo valor em euros) oferecida aos bancos suíços.

De acordo com o Banco Central suíço, o Credit Suisse vai pagar uma taxa de juros igual à atual taxa de referência do Banco Central Suíço de 1,5%, mais 0,5% pelo acesso ao mecanismo de assistência emergencial à liquidez (ELA), revela a ‘Reuters’.

O Credit Suisse disse no início de março que pretendia pedir um empréstimo de até 50 mil milhões de francos suiços em forma de linha de crédito, que exige que os empréstimos sejam cobertos por garantias em forma de hipotecas e títulos penhorados.

Tanto o Credit Suisse como o UBS também tiveram acesso a 100 mil milhões de francos adicionais do mesmo mecanismo de assistência emergencial à liquidez (ELA+). Esta assistência do Banco Central está disponível para os bancos a uma taxa de juros de 3%, acrescentando à sua taxa de juros de referência.

Para além disso, o Credit Suisse também teve acesso a um backstop de liquidez pública adicional de 100 mil milhões de francos, pelo qual tem que pagar um prémio de risco de 3%, dividido igualmente entre o Banco Central e o Estado suíço.

Além destes mencionados, o Credit Suisse deve ainda à Suíça um prémio de compromisso de 0,25% para o backstop de liquidez pública, revelou o regulador helvético.

Silicon Valley Bank, Credit Suisse: crise bancária tem pontos de pressão potenciais que podem complicar

Ler Mais