Covid-19: Testes nas escolas são feitos em três fases com intervalos de sete dias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou esta segunda-feira um manual com orientações para a testagem nas escolas, que já começou no dia 20 de janeiro, estabelecendo que o processo se divide em três fases, com um intervalo de sete dias entre cada uma.

«Em Portugal, a DGS em conjunto com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Direção-Geral da Educação, emitiu um conjunto de recomendações para a implementação de medidas não-farmacológicas na comunidade escolar para o ano letivo 2020/2021», começa por referir o organismo.

Na nota hoje divulgada, é ainda referido que  a DGS «definiu a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 através da Norma 019/2020 da DGS, reforçando a importância da utilização de testes laboratoriais para SARS-CoV-2, rápida e atempadamente, e no contexto clínico adequado».

Assim, uma das regras dita que «nos estabelecimentos de ensino com estudantes de ensino secundário com incidência cumulativa a 14 dias superior a 960 por 100.000 habitantes aplica-se a campanha de rastreio laboratorial», sendo que «os rastreios são realizados em três momentos separados por 7 dias de intervalo».

O normativo esclarece ainda que «após início do rastreio com testes laboratoriais, são sempre realizadas as três testagens previstas, com intervalo de 7 dias, mesmo que o concelho onde se localiza o estabelecimento de ensino deixe de apresentar uma incidência cumulativa a 14 dias superior a 960 por 100.000 habitantes».

«A organização da campanha de rastreio laboratorial para SARS-CoV-2 é assegurada em conjunto pelos Delegados Regionais de Educação, os Diretores dos Estabelecimentos Escolares, as ARS e os Delegados de Saúde Regionais, com o apoio e em articulação» das demais entidades sanitárias, acrescenta ainda a mesma nota.

Ler Mais