Covid-19: Tem um familiar infectado ou precisa de cumprir quarentena? Saiba o que deve fazer

O novo Covid-19 chegou a Portugal há cerca de cinco meses e já causou milhares de infectados, que conduziram a uma série de medidas de contingência, na tentativa de conter a sua propagação. A quarentena é uma delas.

Desta forma saiba o que deve ser feito caso tenha algum familiar infectado com o coronavírus, ou caso seja necessário permanecer em casa para cumprir o período de isolamento social.

As regras que se aplicam na rua, devem ser mantidas também em casa, com um reforço ainda maior.

Caso partilhe casa com um infectado é recomendável que tenha um quarto só para si, preferencialmente com uma janela virada para a rua, para manter uma boa ventilação. Não é aconselhável a partilha da mesma casa de banho e o contacto com o doente deve ser evitado ao máximo, mantendo um metro de distância da pessoa.

Manter a casa limpa diariamente é também essencial. Recomenda-se a limpeza de todas as superfícies com lixívia, o mesmo deve acontecer com todos os utensílios que utilizamos no nosso quotidiano: copos, pratos, talheres e objectos de higiene pessoal.

Se por algum motivo não puder ou quiser utilizar lixívia, pode, em alternativa, colocar os objectos na máquina de lavar loiça a 60 graus, a mesma temperatura segura para a lavagem de lençóis de cama e toalhas de banho, que caso pertençam ao paciente infectado, devem ser lavados separadamente.O chão deve ser limpo com lixívia e água em percentagens iguais.

De ressalvar que a pessoa responsável pela limpeza da casa deve utilizar sempre máscaras e luvas, com especial atenção para locais como maçanetas, mesas, interruptores, torneiras e telefones.

Relativamente ao lixo que o paciente produz, recomenda-se a utilização de utensílios de limpeza descartáveis e o isolamento dos resíduos num saco de plástico, que deverá ser totalmente selado. No final, a pessoa responsável pelo tratamento dos resíduos deve deitar fora as luvas e as máscaras utilizadas durante o processo.

 

Ler Mais