Covid-19: Região Norte está pior do que Madrid, Paris ou Milão
A covid-19 está a atingir de forma diferente o país e o Norte é a região mais afetada. Na Europa, tem uma incidência superior a Milão, Paris ou Madrid, escreve o Expresso esta sexta-feira.
Há concelhos no Norte do país onde o contágio disparou no início de outubro e continua num nível muito elevado de novas infeções diárias.
No entanto, o Centro de Portugal também está a ser bastante atingido pela covid-19. Metade dos 77 municípios que entraram esta semana para a lista ‘negra’ são no Centro. Em duas semanas o número de novos casos por 100 mil habitantes subiu 60% nesta região.
Também no Alentejo e Algarve o número de novas infeções disparou nas últimas duas semanas em alguns municípios, que se juntaram à atual lista de 191 concelhos com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes.
No entanto, o Norte é a região de Portugal que apresenta a situação epidemiológica mais grave. É onde está a maioria dos 28 concelhos com risco extremamente elevado (acima de 960 novos casos por 100 mil habitantes).
De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês), o Norte do país é uma das 20 piores regiões na Europa. Tem uma incidência de 1298 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias – acima das regiões que abrangem Milão (1146), Paris (580) ou Madrid (353).
“A região Norte teve uma fase de crescimento quase explosivo no início de outubro. Agora está numa aparente estabilização, numa espécie de planalto, mas com uma incidência elevadíssima e absolutamente insustentável devido à afluência aos hospitais”, disse Óscar Felgueiras, professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e um dos peritos ouvidos na reunião do Infarmed esta quinta-feira.
Em todo o país, os cinco concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes em 14 dias são Paços de Ferreira, Lousada, Vizela, Manteigas e Paredes, respetivamente.