Covid-19: Portugal poderá conseguir vacinar 80% da população

Portugal vai receber 16 milhões de doses de vacinas durante o ano de 2021, que vão ser distribuídas de acordo com uma grelha definida pela Comissão Europeia, informou António Costa esta quinta-feira. Como a maior parte das vacinas implica a toma de duas doses, no total, os 16 milhões vão permitir vacinar 8 milhões de portugueses, ou seja, 80% da população, escreve o Público.

A quantidade é mais do dobro das 6,9 milhões de doses anunciadas inicialmente em agosto pelo Conselho de Ministros. Na altura, a União Europeia (UE) só tinha formalizado um acordo de aquisição de vacinas com a AstraZeneca.

O primeiro-ministro adiantou esta quinta-feira que os 16 milhões de doses são relativos a três vacinas diferentes contra a covid-19. Segundo António Costa, “já estão definidas as doses a comprar: numa 6,9 milhões; em outra 4,6 milhões; e na terceira 4,5 milhões”, detalhou.

Como escreve o Público, as 16 milhões de doses não incluem ainda as 405 milhões de doses que a UE se comprometeu a adquirir à empresa de biotecnologia alemã, CureVAC, no dia 12. Este foi já o quinto contrato de Bruxelas com farmacêuticas para a compra de vacinas.

No entanto, só as vacinas que forem aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento é que vão ser efetivamente adquiridas e distribuídas pelos 27 países do bloco, incluindo Portugal. A grelha de repartição das doses foi definida em função da população de todos os Estados-membros, informou ainda o primeiro-ministro esta quinta-feira.