Covid-19: Meses mais frios farão disparar as infeções na Europa, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisa que “em poucas semanas, a região europeia chegará aos 250 milhões de casos confirmados de Covid-19 desde que a pandemia começou há dois anos e meio”.

Reconhecendo que “fizemos grandes progressos para responder à pandemia”, Hans Kluge, Diretor Regional da OMS/Europa, aponta que, no entanto, “o vírus continua a circular amplamente, continua a pôr pessoas no hospital e continua a causar muitas mortes evitáveis”. O responsável adianta que só na semana passada foram registadas perto de 3.000 mortes por Covid-19, “cerca de um terço do total registado a nível global”.

E alerta que, apesar de todas as medidas tomadas, “o vírus continua a evoluir para evadir as nossas contramedidas”, prevendo-se “um aumento dos casos” durante o outono e inverno.

Kluge sublinha a importância de aplicar “um foco mais forte na vigilância, deteção de casos e cuidados ao nível comunitário”, apontando que a deteção atempada é essencial para controlar a transmissão do vírus.

“O fornecimento de vacinas continua a progredir na maioria dos países, incluindo em países de baixos e médios rendimentos”, diz Kluge, mas sublinha que “milhões continuam sem estar vacinadas em muitas partes da [região europeia]”, pelo que “precisamos de encontrar melhores formas” de chegar a essas pessoas.

O responsável argumenta que os países devem continuar a priorizar as doses de reforço a pessoas mais vulneráveis, “incluindo idosos, indivíduos imunodeprimidos e aqueles que tenham comorbilidades”. E também apela a que a vacina contra a gripe seja, sempre que possível, administrada em conjunto com a vacina contra a Covid-19.

Além disso, é também essencial que as pessoas “continuem a perceber a situação em que se encontram, e que tomem passos para se protegerem a elas próprias”, como a utilização de máscaras em espaços interiores repletos de pessoas ou em transportes públicos.

Esta recomendação contraria a medida aprovada na semana passada pelo Governo português, que decretou o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em transportes coletivos de passageiros e em farmácias de venda ao público.

Dados oficiais da OMS revelam que existem atualmente 596.873.121 de casos confirmados de Covid-19 em todo o mundo, sendo que na última semana foram comunicados 727.901 casos.

Na região europeia da OMS, contam-se hoje um total de 247.138.114 casos confirmados, com 1.181.711 comunicados apenas nos últimos sete dias, sendo a taxa de vacinação se situa nos 30,05%.

Ler Mais





Comentários
Loading...