Covid-19: medo de uma nova onda de infeções no verão leva especialistas a pedir regresso das máscaras

Chegou a altura de trazer de volta os requisitos do uso de máscaras internas, sugerem diversos especialistas em saúde por entre preocupações com um potencial aumento dos casos da Covid-19 neste verão, de acordo com a publicação canadiana ‘Globe and Mail’. Segundo o médico dos serviços de emergência de Alberta, Chuck Wurster, as autoridades de saúde pública do Canadá abandonaram prematuramente essa medida.

“Não havia qualquer indicação de que fosse seguro fazer isso”, disse Wurster, que apontou para o influxo de pacientes com a Covid-19 que nunca mostrou sinais de abrandamento. “As máscaras devem ser sempre a primeira coisa que usamos e a última coisa da qual nos livramos.”

No mês passado, países como EUA, Israel, Portugal, França e Itália viram um aumento nos casos da Covid-19. E com o surgimento de subvariantes da Ómicron ainda mais infecciosas, particularmente as BA.4 e BA.5 – que parecem capazes de escapar da proteção imunológica – há preocupações gerais a nível mundial, em particular no Canadá, que se possa atravessar uma outra onda nos próximos meses.

Atualmente, as máscaras são obrigatórias no Canadá para passageiros aéreos e ferroviários mas na maioria dos locais deixaram de ser obrigatórias – voltar a tornar obrigatório em locais públicos fechados é uma maneira imediata de evitar outro aumento potencial, de acordo com alguns médicos.

“Não consigo ver por que estaríamos imunes às tendências que estão a acontecer nos Estados Unidos e na Europa”, disse Kashif Pirzada, médico de emergência de Toronto.

A 18 de junho, foram registados 15.047 novos casos semanais da Covid-19 no Canadá, um número abaixo dos 288.771 casos por semana no pico da onda Ómicron em janeiro.

As máscaras podem reduzir parte dessa pressão, não apenas protegendo as pessoas contra a Covid-19 mas contra muitas outras doenças que as levam a procurar atendimento médico agora – os casos de gripe e outras doenças respiratórias aumentaram desde que os mandatos das máscaras foram suspensos.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.