Covid-19. Mais de 6 milhões já foram vacinados. EUA respondem por mais de metade
A maior campanha de vacinação da história já está em curso. Mais de 6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram administradas em 26 países até este momento, de acordo com dados reunidos pelo ‘tracker’ mundial da ‘Bloomberg’. A esta altura, um dos maiores desafios que se coloca a esta campanha é a entrega de biliões e toda a organização logística a que obriga.
A vacinação nos Estados Unidos começou em 14 de dezembro com profissionais de saúde e, até agora, já foram administradas 3,05 milhões de doses, de acordo com a contagem, estado a estado, da Bloomberg, ao que se juntam os dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
Os EUA estão a administrando as vacinas da Pfizer e da BioNTech, bem como da Moderna e têm como meta distribuir 20 milhões de doses até o início de janeiro. Ambas as vacinas requerem duas doses tomadas com várias semanas de intervalo. As segundas doses estão a ser mantidas em reserva até que estejam prontas para serem administradas.
A China e a Rússia (inoculou 440 mil pessoas) autorizaram os seus próprios planos de vacinação em julho e agosto, antes de serem totalmente testados, e desde então, vacinaram mais de um milhão de pessoas.
O Reino Unido, que conta já com 625.981 vacinados; Israel com 650 mil vacinados e o Canadá, que já vacinou cerca de 75. 843 pessoas.
A Bloomberg contabilizou ainda os dados do Bahrein com 57.357 mil pessoas vacinadas, mas também do Chile onde 8.638 pessoas receberam a vacina, do México, que vacinou 24.998 cidadãos.
A novidade neste gráfico internacional é a inserção de alguns países europeus, como é o caso de Portugal, que na contagem da Bloomberg vacinou 7.585 pessoas.
Outros países europeus que passaram a ser contabilizados pela agência de notícias norte-americana foram a Alemanha, com cerca de 78.109 pessoas vacinadas, a Dinamarca, com 6.775 vacinas administradas, a Croácia com 7.864 e a Eslovénia com 9.750 pessoas vacinadas.