Covid-19: Madrid confirma recolher obrigatório já na próxima semana

O ministro da Saúde de Madrid, Enrique Ruiz Escudero, confirmou esta quarta-feira que está a ser preparada uma ordem para restringir a mobilidade entre a meia-noite e as 6 da manhã, quando o estado de emergência terminar, no sábado, avança o El País.

O Presidente da Comunidade Valenciana, Ximo Puig, também defendeu esta medida, depois da região ter atingido o número máximo de infeções diárias na terça-feira, com 1382 casos.

O Presidente de Castilla-La Mancha, Emiliano García Page, pediu esta terça-feira “medidas restritivas e iguais para toda a Espanha” e assegurou que estaria disposto a aceitar o recolher obrigatório se fosse decidido por unanimidade na reunião interterritorial, a realizar na quinta-feira.

A extensão das restrições noturnas está a ser discutida um pouco por toda a Europa. França e Bélgica já implementaram a medida e Itália segue-lhes os passos.

O Primeiro Ministro italiano, Giuseppe Conte, está a considerar a possibilidade de aplicar um recolher obrigatório das 23h às 5h em todo o país até ao final da semana, uma medida já tomada pelas regiões da Campânia e Lombardia para travar o contágio que disparou nas últimas semanas.

Segundo meios de comunicação social italianos, Conte vai estudar os dados das infeções das próximas 72 horas para tomar uma decisão.

Em Espanha, os casos continuam a aumentar, e há quase um milhão de infetados. A Catalunha atingiu nas últimas 24 horas um ‘máximo’ de casos, superior ao da primeira vaga.

Esta terça-feira, o Ministério da Saúde espanhol acrescentou 13.873 novas infeções e comunicou 218 mortes à contagem oficial. No total, 988.322 pessoas foram infetadas e 34.210 morreram desde o início da pandemia no país, de acordo com dados oficiais fornecidos pelo Governo.