Covid-19: Enfermeira negacionista condenada após administrar vacina falsa a quase 9 mil idosos na Alemanha

Uma enfermeira alemã, de 39 anos, foi condenada a uma pena de seis meses em liberdade condicional por administrar doses falsas da vacina contra a Covid-19 a cerca de 8.600 idosos entre março e abril de 2021, em Friesland, na Alemanha.

Antje T. fez publicações negacionistas nas redes sociais sobre as vacinas de prevenção contra o coronavírus, o que se refletiu no seu trabalho como profissional. Em vez de vacinar os utentes –  professores e funcionários da saúde acima de 70 anos – com doses da BioNTech Pfizer, substituiu-as por uma solução salina, de acordo com a emissora alemã NDR.

Embora ao ser julgada no Tribunal de Oldenburg Antje tenha lamentado os crimes, foi condenada por seis acusações de agressão intencional, dado que estava responsável pela administração da vacina contra a Covid-19, o que não fez corretamente.

A denúncia, feita por outra funcionária do centro de saúde onde a enfermeira negacionista trabalhava, surgiu apenas após um mês, altura em que a colega percebeu que o imunizante tinha sido substituído por soro, o que Antje confessou. Porém, segundo ela, esta troca só aconteceu uma vez com um frasco de seis doses que, nas suas palavras, acidentalmente partiu e “não teve coragem de contar aos colegas”.

Os testes de laboratório confirmam que vários pacientes a quem Antje deu as vacinas não desenvolveram anticorpos contra o coronavírus e tiveram de ser corretamente vacinados posteriormente.

Em Portugal, desde o dia 7 de setembro que decorre a campanha de reforço sazonal em vários centros de vacinação do país que irá prolongar-se até dezembro, tendo como prioridade proteger as pessoas mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte.

Ler Mais