Covid-19: China vai registar pico no final de julho com 65 milhões de novas infeções pela variante XBB, alerta especialista

A China poderá registar o pico de infeções pela Covid-19 no final de julho, com cerca de 65 milhões de infeções por semana, segundo alertou esta terça-feira um consultor sénior de saúde – o Governo já deu instruções para reforçar o stock de vacinas que possam atingir as mais recentes variantes da Ómicron.

O XBB tem alimentado um ressurgimento de casos em toda a China desde o final de abril e deve resultar em 40 milhões de infeções por semana até o final de maio, antes de atingir o pico de 65 milhões um mês depois, segundo revelou o jornal chinês digital ‘The Paper’, citando o especialista em doenças respiratórias Zhong Nanshan.

A estimativa do especialista dá uma visão de como se pode desenrolar a segunda onda, com a imunidade dos 1,4 mil milhões de residentes do país a diminuir quase 6 meses depois do fim da política ‘Zero Covid’. Após a mudança para a convivência com o vírus, o Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças parou de atualizar as suas estatísticas semanais no início deste mês, deixando um ponto de interrogação sobre o impacto da Covid-19.

A estimativa de 65 milhões de casos do modelo da doença indicou, no entanto, que este ressurgimento será mais moderado do que verificado no final de 2022 – na altura, uma sublinhagem da Ómicron terá infetado 37 milhões de pessoas todos dos dias.

A China prepara ainda o lançamento de novas vacinas que terão como alvo o XBB, sendo que há duas já com aprovação preliminar e outros três ou quatro “que estarão disponíveis em breve”, garantiu Zhong. “Podemos liderar internacionalmente no desenvolvimento de vacinas mais eficazes”, salientou o especialista.