
Covid-19: China garante que instituto de Wuhan não esteve envolvido na criação do vírus
O Instituto de Virologia de Wuhan não esteve envolvido na criação ou fuga do vírus da Covid-19, afirmou esta quarta-feira um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, durante uma entrevista coletiva.
O responsável chinês, salientou a agência ‘Reuters’, garantiu ainda que o instituto também não fez qualquer pesquisa de ganho de função sobre o coronavírus.
A China pediu igualmente aos Estados Unidos que refletissem sobre si mesmo, em vez de mudarem a culpa e se entregarem às teorias da conspiração. Guo Jiakun fez as observações na sequência de notícias recentes nos media americanos, na qual era alegado que a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional utilizou o dinheiro de contribuintes americanos para financiar estudos de ganho de funções do vírus no Instituto de Virologia de Wuhan, alegado ‘berço’ do vírus que causou a pandemia da Covid-19 e levou à morte de milhões de pessoas em todo o mundo.
“É extremamente improvável que a pandemia tenha sido causada por uma fuga de laboratório, que é a conclusão autoritária alcançada pelos especialistas da missão conjunta da OMS-China”, concluiu.