
Corticeira Amorim vai recolher rolhas em restaurantes e hotéis de Nova Iorque
A Corticeira Amorim acaba de anunciar o lançamento do programa Cork Collective, em colaboração com grandes nomes das indústrias de hotelaria, design, vinhos e bebidas espirituosas. O objetivo é promover a economia circular e apoiar projetos comunitários locais em Nova Iorque, através da reciclagem de rolhas de cortiça.
A iniciativa envolve parcerias estratégicas com o Rockwell Group, BlueWell e Southern Glazer’s Wine & Spirits. O programa vai concentrar-se na recolha de rolhas de cortiça usadas em restaurantes e hotéis de Manhattan e Brooklyn, que serão recicladas e reaproveitadas para novos usos, incluindo a criação de recursos para a valorização de espaços públicos na cidade.
“Os EUA são um mercado crucial tanto para vinhos, como para bebidas espirituosas, por isso não podíamos estar mais satisfeitos por sermos um dos membros fundadores do Cork Collective, que possibilita a verdadeira implementação de uma economia circular na cadeia de abastecimento”, afirma António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim.
David Rockwell, fundador e presidente do Rockwell Group, destaca a “oportunidade de retribuir à nossa comunidade e fazer a diferença, de aplicar a nossa visão de hotelaria, associando um design fantástico e colaborações inesperadas para responder a este novo desafio. Temos vindo a experimentar a cortiça há algum tempo — a sua adaptabilidade e as suas poderosas qualidades sustentáveis fazem dela um material do futuro.”
Por sua vez, Lee Schrager, Chief Communications Officer da Southern Glazer’s Wine & Spirits, sublinha que, “como o principal distribuidor de bebidas alcoólicas, estamos numa posição perfeita para conectar produtores de vinhos e bebidas espirituosas em prol da sustentabilidade, envolvendo-os, como valiosos parceiros fornecedores, nesta importante iniciativa. Estamos confiantes de que terá um impacto significativo em toda a nossa grande indústria da hotelaria e restauração.”
O programa também se associa a instituições não-governamentais e agências governamentais para o desenvolvimento de projetos que melhoram espaços públicos, demonstrando o potencial da cortiça como um material versátil e amigo do ambiente.
Além disso, a Corticeira Amorim continuará a investir em investigação e desenvolvimento, procurando expandir a recolha e reciclagem de rolhas em todo o mundo, com destaque para o seu compromisso com projetos de sustentabilidade. Em 2024, a empresa conseguiu recolher e reciclar 1.200 toneladas de cortiça em diversas iniciativas globais.