Corticeira Amorim une cortiça, design e Souto de Moura em projeto de arquitetura para espaços sustentáveis

A Corticeira Amorim continua a apostar na diversificação e aplicabilidade da cortiça em diversos contextos. A empresa integra um projeto que junta a cortiça ao design, com a participação de arquitetos de renome.

O programa City Cortex desenvolve um conjunto de projetos originais à escala urbana, desenhados para as cidades do presente e do futuro, e conta com a participação de um grupo de arquitetos e designers, com nomes como Diller Scofidio + Renfro, Eduardo Souto de Moura, Gabriel Calatrava, Leong Leong, Philippe Starck e Sagmeister & Walsh.

“Num projeto promovido, desenvolvido e produzido pela Amorim, o uso dos materiais sustentáveis, neste caso a cortiça, e a sua relação com o design e a arquitetura, continuam a marcar a visão desta empresa e o seu constante desejo de inovação”, explica a corticeira em comunicado.

Com o contributo dos arquitetos e designers, o City Cortex pretende criar projetos originais para espaços públicos e semipúblicos em diferentes cidades, começando por Lisboa, onde os participantes experimentam, testam e expandem as possibilidades de utilização da cortiça portuguesa e da sua indústria transformadora.

O City Cortex é um programa de génese cultural concebido e comissariado pela experimentadesign e tem o apoio à produção da ArtWorks. Este explora a intersecção entre contextos urbanos contemporâneos e uma das matérias-primas mais versáteis e sustentáveis que a natureza tem para oferecer: a cortiça.