Cortiça da Corticeira Amorim reveste bateria do avião 100% elétrico mais rápido do mundo

Chama-se “Spirit of Innovation”, é o avião 100% elétrico mais rápido do mundo, e utiliza aglomerados de cortiça no revestimento isolante da sua caixa de bateria provenientes da Corticeira Amorim.

A matéria-prima utilizada nesta aeronave foi fornecida pela Amorim Cork Composites, unidade de negócio da Corticeira Amorim que se aliou à Electroflight, empresa especialista em armazenamento de energia para a aviação, para criar um aglomerado de cortiça à prova de fogo para o interior da caixa da bateria.

Este material reduz o risco de incêndio e, ao mesmo tempo, contribui para garantir a reduzida pegada ambiental mínima do avião. A solução veio responder à necessidade da emprea de um material para a caixa da bateria que não fosse apenas estruturalmente robusto, mas também leve e extremamente resistente ao fogo.

António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim sublinha que tem sido “uma honra trabalhar com empresas de classe mundial como a Electroflight e a Rolls-Royce para progredir ainda mais no caminho para a descarbonização da aviação. O facto de termos criado uma nova solução que agora pode ajudar outros nesse caminho é extremamente gratificante. Esperamos mais projetos nesta área que defendam o uso da cortiça, um dos mais sustentáveis produtos da natureza”.

Por sua vez Douglas Campbell, diretor técnico da Electroflight, diz que “este foi um projeto extremamente bem-sucedido e tivemos o prazer de fazer parceria com a Corticeira Amorim para trazer inovações ao mercado. A Electroflight espera trabalhar novamente com a Corticeira Amorim para desenvolver novas tecnologias que vão apoiar a eletrificação e a descarbonização da aviação”.