Coreia do Norte está a construir novas instalações nucleares. “É profundamente lamentável”, aponta responsável da AIEA

Numa apresentação ao Conselho de Governadores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) esta segunda-feira, Rafael Grossi revelou que a monitorização das capacidades nucleares de Pyongyang mostra que o país está a reforçar a expandir as suas centrais.

O responsável explicou que um dos acessos ao Centro de Testes Nucleares em Punggye-ri foi reaberto, “possivelmente em preparação para um teste nuclear”. A realização de qualquer teste “violaria as resoluções do Conselho de Segurança das NU e seria uma causa para séria preocupação”.

A AIEA também verificou que as atividades continuam a decorrer nas instalações em Yongbyon, com Grossi a notar que a construção do novo edifício nesse local, em desenvolvimento desde abril de 2021, “está terminada”, e a acrescentar que foi iniciada a construção de dois novos edifícios no mesmo local.

“A continuação do programa nuclear da [Coreia do Norte] é uma clara violação das resoluções relevantes do Conselho de Segurança das NU e é profundamente lamentável”, sublinhou o responsável da AIEA, que exortou o regime de Kim Jong-un a “respeitar totalmente as suas obrigações de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança das NU” e a cooperar com a agência na implementação plena do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares.

“A Agência continua a manter a prontidão para desempenhar o seu papel essencial na verificação do programa nuclear da Coreia do Norte”, assegurou Grossi.






Comentários
Loading...