Consumo ‘vampiro’: saiba qual é o eletrodoméstico em casa que mais aumenta a conta de eletricidade, mesmo desligado

O elevado custo da eletricidade na Europa e a necessidade de reduzir a pegada de carbono realçaram a importância de se levar em linha de conta o consumo em standby dos eletrodomésticos, em particular a televisão – tomar medidas para desligar completamente os dispositivos quando estes não estão em uso pode resultar em economias significativas, além de manter uma casa mais eficiente e sustentável.

O consumo em standby é mesmo ‘o vampiro’ em casa: basta ver a televisão, o eletrodoméstico que mais consome energia, mesmo quando está desligado. Este fenómeno deve-se ao consumo de energia neste modo, quando o dispositivo continua a receber eletricidade para permitir uma ligação rápida ou para manter funções básicas, como receber sinais do controlo remoto.

De acordo com um estudo da Agência Internacional de Energia (IEA), os televisores, principalmente os modelos mais novos com tela plana, podem consumir entre 10 e 20 W em modo standby. Embora esse consumo possa parecer baixo, acumula-se com o tempo: uma televisão em standby 24 horas por dia, durante um mês, pode consumir entre 7 e 15 kWh por mês – este consumo, lembra o jornal espanhol ‘El Economista’, representa uma percentagem considerável da energia total da casa, o que se traduz em custos adicionais na fatura de eletricidade.

Dessa forma, o consumo em modo standby da televisão pode passar despercebido, mas o seu impacto na conta de luz é significativo. Os agregados familiares que pretendam reduzir os seus custos de energia e a pegada de carbono devem considerar desligar completamente os seus televisores quando não os estiverem a utilizar – esta simples mudança pode contribuir para poupanças notáveis ​​ao longo do tempo.

Recomendações para evitar o consumo de ‘vampiros’:

– Desligue completamente a televisão quando não estiver em uso.
– Use filtros de linha com interruptores para desligar vários dispositivos ao mesmo tempo.
– Opte por modelos de televisão com baixo consumo de energia e recursos avançados de economia de energia.

Ler Mais