
Conselho Europeu reúne-se hoje para debater Ucrânia e próximos passos no reforço da defesa europeia
Arranca esta quinta-feira a reunião de chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da União Europeia (UE), presidida por António Costa, presidente do Conselho Europeu, um encontro que poderá prolongar-se até esta sexta-feira. António Guterres, secretário-geral da ONU, é convidado para um almoço de trabalho e Luís Montenegro vai estar presente esta manhã.
Os líderes da UE vão estar reunidos em Bruxelas para discutir a competitividade e dar seguimento ao Conselho Europeu especial realizado em 6 de março para abordar os desenvolvimentos recentes na Ucrânia e os próximos passos na defesa. “O nosso apoio contínuo à Ucrânia, a necessidade de investir em nossa defesa e nossa competitividade estão intimamente interligados”, destacou António Costa.
O próximo quadro financeiro plurianual (QFP), a migração, os últimos desenvolvimentos no Médio Oriente, o multilateralismo e outras questões globais também estão na agenda.
Mas é a defesa que concentra as maiores atenções: a UE está a acelerar esforços para fortalecer a sua prontidão de defesa para lidar com desafios imediatos e futuros.
Na última reunião do Conselho Europeu, os líderes pediram uma mobilização mais rápida dos procedimentos e financiamentos necessários. Eles também identificaram um conjunto de áreas prioritárias para ação a nível da UE e em total coerência com a NATO, incluindo: defesa aérea e antimísseis; sistemas de artilharia; mísseis e munições
drones e sistemas anti-drone; facilitadores estratégicos; mobilidade militar; inteligência artificial, guerra cibernética e eletrónica.
É por isso expectável que os líderes da UE deem continuidade a isso e discutam os próximos passos após a apresentação do Livro Branco sobre o Futuro da Defesa Europeia.