“Conselho de Segurança corresponde a um mundo que já não existe”: Marcelo apela na ONU à reforma “urgente” das instituições internacionais

Marcelo Rebelo de Sousa discursou, esta terça-feira, na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque e apelou a uma reforma “urgente” das instituições internacionais. Segundo o Chefe de Estado português, “o Conselho de Segurança corresponde a um mundo que já não existe” e há instituições “concebidas na primeira metade do século passado que estão totalmente afastadas da realidade do mundo atual”.

“É fácil vir aqui todos os anos prometer o mesmo e não realizar o que é prometido”, salientou o Presidente da República, que defendeu que Brasil e Índia deveriam ser membros permanentes do Conselho de Segurança. “Ano após ano, nós prometemos. É tempo de cumprir no respeito do direito internacional, na construção da paz, na cooperação internacional, na correção das desigualdades mundiais, nas alterações climáticas, na reforma das Nações Unidas e nas instituições financeiras mundiais. Sem isso não há multilateralismo possível, cooperação duradoura nem paz um pouco por todo o mundo. Cada dia perdido é mais um dia de desigualdade, de egoísmo, de conflito e de guerra. Cada dia ganho é um dia mais de justiça, solidariedade e paz.”

“Voto para que daqui a um ano, quando nos encontramos, seja possível dizer que há mais paz do que guerra. Há mais justiça do que injustiça, há mais ação climática do que inação climática”, frisou. “Se assim não for, continuaremos a ouvir sempre os mesmos, e muitos deles muito influentes, a prometerem e a não cumprirem. E perceberemos porque é que os povos acreditam cada vez menos naqueles que os governam.”

“Ouvimos o relatório do secretário-geral das Nações Unidos, os presidentes Lula da Silva e Joe Biden, que concordaram no diagnóstico: é urgente respeitar a Carta das Nações Unidas para garantir a paz no mundo. É urgente acelerar a luta pelas alterações climáticas, a proteção dos oceanos e a sua biodiversidade e a reforma das instituições”, finalizou.