Consegue imaginar a sua cidade a deslizar para o mar? Habitantes de localidade nos EUA correm contra o tempo após aviso da NASA

Consegue imaginar-se a viver numa cidade que lentamente ‘desliza’ em direção ao mar?

Esta é a sensação dos habitantes da Península de Palos Verdes, no sul da Califórnia, segundo uma equipa de investigadores do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), centro da NASA especializado pelo desenvolvimento de tecnologia para monitorizar o clima da Terra.

De acordo com dados recolhidos por radares de alta precisão, os cientistas descobriram que o solo na região está a mover-se cerca de 10 centímetros por semana, algo que colocou os especialistas e as autoridades locais em alerta.

Segundo a publicação ‘Tiempo.com’, embora o fenómeno esteja a desenvolver-se há mais de 60 anos, a velocidade do deslocamento aumentou nos últimos meses, devido às chuvas torrenciais registadas em 2023 e o inverno particularmente chuvoso do ano passado, que tornaram o solo mais instável.

Os investigadores da NASA utilizaram o radar UAVSAR, que é capaz de detetar os movimentos mais subtis do solo: entre setembro e outubro de 2024, um avião Gulfstream III sobrevoou a área quatro vezes para recolher dados e desenhar mapas tridimensionais da velocidade e direção da viagem – os dados foram complementadas por imagens de satélites Sentinel-1A e 1B da Agência Espacial Europeia.

As autoridades da Califórnia já começaram a trabalhar para evitar que a situação saia do controlo, até porque os riscos são altos: se o solo continuar a mover-se as casas e infraestruturas na zona poderá ser seriamente danificadas.

Para os moradores de Palos Verdes, a situação é um verdadeiro pesadelo. O risco de danos estruturais nas suas casas aumenta a cada dia. E embora as autoridades já estejam a considerar medidas para impedir a queda, continua a crescer a incerteza.