Conhece o método do lápis? Este truque fácil vai mudar a forma como abre e fecha o seu carro

Os carros continuaram a evoluir nos últimos anos, não apenas em termos de eficiência, mecânica ou conectividade , mas também em termos de design, e isso também inclui sistemas de fecho. E desde os primeiros modelos até os sistemas de fecho sem chave e chaves virtuais no seu telefone, a história das chaves de carro tem sido marcada por inovação constante.

Henry Ford foi o primeiro a revolucionar o mundo automóvel em 1903, mas foi somente em 1910 que nasceram as primeiras chaves de carro. E naquela época, as chaves eram usadas para bloquear o circuito elétrico da ignição. Uma novidade que marcaria o início da prevenção ao roubo de carros.

Já em 1920, era possível trancar carros através uma chave separada e, avançando para 1960, ocorreu o marco mais importante: o sistema de fecho central, que significava que os motoristas não precisavam mais de trancar os seus veículos porta por porta graças a um controlo remoto. Uma história que hoje culmina com opções ainda mais inovadoras que exigem apenas uma chave virtual no nosso smartphone e podem abrir o veículo simplesmente com a nossa presença.

Uma história fascinante sobre chaves de carro que continuará a surpreender-nos, mas ainda levará muitos anos até que a maioria dos motoristas possa aproveitar essas inovações com os modelos mais recentes do mercado. Enquanto isso, ainda há muitos condutores com carros mais antigos que necessitam de uma chave de carro tradicional.

Se esse for o seu caso, existe um método que deve conhecer e que será de grande ajuda para garantir a manutenção adequada das fechaduras do seu carro. Se já colocou sua chave na fechadura e percebeu que estava difícil de girar ou até mesmo presa, provavelmente pensou em aplicar algum tipo de lubrificante ou óleo. No entanto, especialistas alertam que esta não é a solução mais aconselhável.

O truque simples do lápis para o carro

O melhor método nesses casos é recorrer ao truque do lápis, uma técnica simples e eficaz que consiste em esfregar a ponta de um lápis nos dentes da chave. O chumbo, composto de grafite, graxa e argila, atua como um lubrificante seco, permitindo que a fechadura volte a funcionar suavemente.

Para aplicá-lo, basta esfregar suavemente o grafite sobre a chave e inseri-lo na fechadura, girando cuidadosamente ambos os lados. Em questão de segundos, o grafite vai distribuir-se dentro do cilindro, suavizando o mecanismo e facilitando o acesso da chave.

O truque do lápis é uma solução rápida e eficaz que qualquer condutor pode aplicar sem necessidade de ferramentas ou produtos específicos. Porém, além desse método, é aconselhável realizar as manutenções periódicas no sistema de fecho do carro, evitando o uso de lubrificantes inadequados e estando atento a quaisquer sinais de desgaste. No entanto, com este truque, pode garantir que as chaves do seu carro continuem a funcionar corretamente por muito mais tempo.

@ferreterialallave Hoy os enseñamos un truco muy útil que seguro que muchos no conocíais. Con un simple lápiz, podrás hacer que tu cerradura funcione mucho más ligera gracias material del que está fabricado, el grafito. ✏️✏️ ¡Esperamos que este TIP os pueda sacar de algún apuro! 🚪 #ferreteria #parati #viral #home #ferretero #TIP #cerradura ♬ Aesthetic Song – Tollan Kim