Conheça o segredo para ser um bom empreendedor
Ouvimos muitas vezes de falar de empreendedorismo e de pessoas com visão que conseguiram transformar meras ideias sem corpo em verdadeiros sucessos empresariais. Mas haverá alguma “fórmula” para fazer de alguém um bom empreendedor?
A consultora Smart PME aponta que, acima de tudo, um empreendedor não se faz somente de um negócio, mas também de um conjunto de capacidades e características que podem transformar alguém num empreendedor, e um empreendedor numa referência no mundo dos negócios.
Um bom empreendedor deve estar preparado para todos os cenários possíveis e deve saber transformar situações menos positivas em oportunidades de negócios. Isso exige um acompanhamento permanente da concorrência e saber o que ela faz, como faz e para quem faz, e saber onde poderá fazer melhor.
Um bom empreendedor não desiste quando se depara com um obstáculo. A persistência é a chave para o sucesso e a tentativa e erro são parte do mundo dos negócios, por muita preparação que se possa fazer. Os cenários inesperados surgem e empreendedor deve saber lidar com elas.
Para saber para onde quer ir, um empreendedor deve sempre saber onde está. Monitorizar o desempenho e resultados do negócio é essencial para perceber o que funciona, o que pode ser melhorado e o que está a impedir o negócio de avançar. É essencial ter um planeamento e estratégia de negócio bem fundamentados.
Também é precisa autoconfiança para singrar no mundo dos negócios, pois é com essa confiança que conseguirá atrair e manter clientes e fornecedores. É adquirida com um conhecimento profundo do negócio, estando a par de tudo o que se passa e de todas as ações em curso.
Como não poderia deixar de ser, um empreendedor deve ser um líder, alguém que sabe ouvir e sabe estar ao lado dos seus trabalhadores, que sabe trabalhar em equipa e sabe motivar. Os trabalhadores devem sentir o apoio de quem gere o negócio, pois um líder deve também ser um colega.
Por fim, um bom empreendedor deve ter visão e capacidade para converter ideias em planos ou negócios concretos. Com visão, o empreendedor consegue colocar-se uma, ou mais, pessoa à frente da concorrência, aproveitando oportunidades quando os outros ainda não deram por ela.