Conheça a composição do novo Governo de Luís Montenegro: saiba quem entra e quem sai

Luís Montenegro apresentou, esta quarta-feira, a composição do XXV Governo Constitucional ao Presidente da República: Luís Montenegro deslocou-se ao Palácio de Belém para entregar a Marcelo Rebelo de Sousa os novos nomes do Executivo.

As principais novidades são Gonçalo Nuno da Cruz Saraiva Matias, ex-presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, como ministro Adjunto e da Reforma do Estado, e Maria Lúcia da Conceição Abrantes Amaral, ex-provedora da Justiça e vice-presidente do Tribunal Constitucional – e conselheira de Estado desde 2018 -, como ministra da Administração Interna. O antigo secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, assume a pasta dos Assuntos Parlamentares.

Luís Montenegro ‘reorganizou’ também o Executivo: Manuel Castro Almeida fica com a pasta da Economia, mas deixa de ter o estatuto de ministro Adjunto; Margarida Balseiro Lopes perde a pasta da Modernização Administração Administrativa, mas passa a ter a Cultura.

De fora estão Pedro Duarte, Pedro Reis, Margarida Blasco e Dalila Rodrigues, ex-ministros dos Assuntos Parlamentares, da Economia, da Administração Interna e da Cultura, respetivamente.

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

Paulo Rangel

Ministro de Estado e das Finanças

Joaquim José Miranda Sarmento

Ministro da Presidência

António Leitão Amaro

Ministro da Economia e da Coesão Territorial

Manuel Castro Almeida

Ministro Adjunto e da Reforma do Estado

Gonçalo Nuno da Cruz Saraiva Matias

Ministro dos Assuntos Parlamentares

Carlos Eduardo Almeida de Abreu Amorim

Ministro da Defesa Nacional

Nuno Melo

Ministro das Infraestruturas e Habitação

Miguel Pinto Luz

Ministra da Justiça

Rita Alarcão Júdice

Ministra da Administração Interna

Maria Lúcia da Conceição Abrantes Amaral

Ministro da Educação, Ciência e Inovação

Fernando Alexandre

Ministra da Saúde

Ana Paula Martins

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Maria do Rosário Valente Rebelo Pinto Palma Ramalho

Ministra do Ambiente e Energia

Maria da Graça Martins da Silva Carvalho

Ministra da Cultura, Juventude e Desporto

Ana Margarida Balseiro Lopes

Ministro da Agricultura e Mar

José Manuel Ferreira Fernandes

“O Presidente da República deu o seu assentimento à proposta, que será oportunamente complementada com os secretários de Estado”, refere o comunicado da Presidência.

A antecipação da entrega da lista levou Marcelo Rebelo de Sousa a cancelar a deslocação prevista para esta quarta-feira a Munique, onde tencionava assistir à meia-final da Liga das Nações entre Portugal e Alemanha, agendada para as 20h00 (hora de Lisboa).

A decisão do Presidente sublinha a prioridade dada ao processo de transição governativa, sobretudo tendo em conta a vontade manifestada nos últimos dias de que o novo Governo tome posse antes do 10 de Junho, data das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“A nomeação e posse do Primeiro-Ministro e Ministros do XXV Governo Constitucional está prevista para amanhã, quinta-feira, 5 de junho, às 18h00, no Palácio da Ajuda, bem como a posse dos Secretários de Estado para sexta-feira, 6 de junho, às 12h00, no mesmo local”, termina o comunicado do Palácio de Belém.