Comportamento incrivelmente raro de orcas é capturado em vídeo pela primeira vez: assista aqui às imagens impressionantes

Um comportamento “incrivelmente raro” de uma orca foi capturado em vídeo pela primeira vez: as imagens impressionantes de drone fazem parte da próxima série de documentários da ‘National Geographic’: um excerto do ‘Incredible Animal Journeys’ mostrou uma rotina fascinante de cuidados com a pele das orcas. Pode ver o vídeo do momento aqui.

No vídeo, é possível ver-se um grupo de orcas a utilizar os icebergs da Antártida como “pontos para se coçar”. “Este é um comportamento tão raro que só foi testemunhado por um punhado de pessoas”, revelou, em declarações à revista ‘Newsweek’, uma das produtoras executivas da série, Sarah Gibbs.

As águas que rodeiam a Antártida, onde vive este grupo de orcas, estão entre as mais ricas do planeta, mas também entre as mais frias. Tão frias que as orcas locais não conseguem trocar de pele, o que cria um problema de saúde.

“Todos nós precisamos cuidar da nossa pele, mas este grupo de orcas tem um problema único: uma alga verde-amarelada que se acumula na sua pele”, apontou Gibbs.

Para se manterem saudáveis, as orcas têm de fazer uma viagem de ida e volta de quase 11 mil quilómetros até águas tropicais mais quentes — uma viagem que pode demorar várias semanas — onde podem fazer a mudança de pele e manter-se limpas.

“No entanto, se se está a sentir comichão, é necessário procurar algo mais perto de casa”, referiu Gibbs. “Este grupo familiar aprendeu a esfoliar as superfícies externas da sua pele usando icebergs. Isso mostra o quão inteligentes e engenhosas são as orcas e mostra um outro lado das baleias assassinas.

“Este comportamento incrível faz parte da migração mais longa do mundo exclusivamente para ‘cuidados com a pele’ e é a primeira vez que foi capturado em filme”, referiu.

“Usar um iceberg como ‘poste para arranhar’ é uma demonstração extraordinária de inteligência animal e uma habilidade que se pode ver a ser transmitida de geração em geração, assim como uma mãe mostra ao seu filhote como se faz”, realçou Gibbs. “Agora os cientistas podem usar essas imagens extraordinárias de drones como base para novas pesquisas sobre o comportamento das orcas.”

Ler Mais



pub
a carregar...

Comentários
Loading...