Como será o Mukaab? Maior arranha-céus do mundo é surreal… e já está em construção
A construção do Mukaab, o megalómano arranha-céus cúbico surreal que se vai tornar o maior edifício da Terra em volume, já começou e está a progredir rapidamente. Até ao momento, as equipas de construção escavaram um volume de 10 milhões de metros cúbicos de terra.
O edifício que em breve começará a ser construído em Riade, na Arábia Saudita, será completamente diferente de todos os arranha-céus construídos até ao momento: não será uma torre tradicional como o Burj Khalifa nem um empreendimento horizontal como o futuro The Line, mas um cubo perfeito que albergará uma torre espiral num interior equivalente a 20 arranha-céus como o Empire State Building, lado a lado. É um dos projetos arquitetónicos mais ambiciosos da história.
O Mukaab é o núcleo do projeto New Murabba, no coração da capital saudita. Modificará o horizonte adicionando uma megaestrutura que será visível de qualquer parte da cidade. Com 400 metros de altura e lados do mesmo tamanho, este gigantesco cubo oferecerá dois milhões de metros quadrados de superfície interior que serão dedicados a diversas áreas de espaços comerciais e culturais, e um hotel com 500 quartos.
Além disso, o edifício contará com uma grande variedade de áreas de entretenimento, como teatros, centros de exposições e espaços interativos. Segundo Michael Dyke, CEO da New Murabba, “a construção do Mukaab pretende ser um elemento transformador no horizonte de Riade, comparável aos grandes ícones arquitetónicos de outras capitais do mundo”, como a Torre Eiffel.
Desafio logístico sem precedentes
A escavação das fundações de Mukaab – que já atingiu 86% do volume necessário – exigiu a utilização diária de cerca de 250 escavadoras e mais de 400 equipamentos. Para contextualizar o seu trabalho, movimentaram mais de 10 milhões de metros cúbicos de terra, um volume equivalente ao tamanho de aproximadamente 4.000 piscinas olímpicas, mobilizando uma quantidade de máquinas e recursos comparáveis a outros grandes projetos arquitetónicos internacionais, como a construção do Burj Khalifa no Dubai.
Para ligar Mukaab ao resto da cidade e permitir a logística necessária à sua construção, os promotores afirmam que vão também construir uma ponte temporária sobre a enorme via expressa King Khalid, evitando essencialmente o tráfego rodoviário de camiões e máquinas nas vias públicas, que estima-se que sejam de 800 mil viagens. Com isso, garantem, aliviarão a pressão sobre a atual infraestrutura de transportes e melhorarão a segurança rodoviária na região. Segundo os procuradores, estão a utilizar “métodos sustentáveis” para gerir os materiais escavados.
O maior e mais estranho edifício do mundo
O Mukaab não será apenas um arranha-céus e o maior edifício do mundo. Será também a primeira estrutura do género, com um espaço interior capaz de projetar imagens nas suas paredes internas que transportará os visitantes para diferentes locais do mundo, semelhante à Las Vegas Sphere, mas com uma dimensão muito maior concebida como um lugar para morar, não para ir ver concertos. “Pode dormir no Serengeti e acordar em Nova Iorque”, apontou Dyke.
A estrutura exterior será composta por triângulos entrelaçados inspirados em elementos do estilo arquitetónico tradicional Najdi. No interior, o Mukaab irá acolher dez atrações principais distribuídas por todo o edifício, incluindo uma torre central que subirá até à cobertura da estrutura, proporcionando uma vista panorâmica do ponto mais alto do volume interior.
O novo bairro de New Murabba
O Mukaab será o ponto focal de New Murabba, uma nova área urbana concebida para albergar mais de 400 mil pessoas distribuídas por 18 bairros. New Murabba contará com novos bairros sociais, centros educativos, instalações hospitalares, parques e espaços públicos. A primeira fase de construção terminará em 2030 e prevê a construção de 8 mil habitações para 35 mil residentes. Esta fase coincide com a celebração da Expo’2030, um evento mundial com início previsto para outubro desse ano. “É fundamental que todo o centro nevrálgico da nossa cidade esteja pronto para coincidir com a Expo”, explicou Dyke.
A primeira fase, dizem, incluirá também a criação de uma rede de transportes públicos concebida para transportar um elevado volume de passageiros e um tempo médio de espera inferior a cinco minutos para ligar todos os bairros do projeto e facilitar o acesso de residentes e visitantes.
The #Mukaab will be the biggest building in #Riyadh city pic.twitter.com/ugYBMKuLYZ
— New Murabba (@newmurabba) June 10, 2024
#المربع_الجديد يهدف إلى بناء داون تاون عصري في #الرياض، حيث يتوسطه أيقونة معمارية، #المكعب. pic.twitter.com/6htO7kQARK
— New Murabba (@newmurabba) September 5, 2024