Como saber se está a beber cerveja num copo sujo? Tenha atenção a estes quatro sinais

Beber uma cerveja bem tirada num bar ou restaurante é, para muitos, um dos pequenos prazeres da vida. No entanto, há um detalhe discreto que pode arruinar essa experiência: o copo onde é servida. Especialistas alertam que basta observar o comportamento das bolhas no interior do copo para saber se o recipiente está realmente limpo — ou se está a beber a sua cerveja num copo com resíduos.

Segundo Sara Hobday, responsável pela área de investigação e formação em cerveja da WSET (Wine and Spirits Education Trust), entidade que certifica profissionais de bebidas, “as bolhas que se agarram ao interior do copo, onde este entra em contacto com o líquido, são geralmente sinal de que existe algum tipo de resíduo, como gordura, pó, restos de detergente ou até de cerveja”.

Este tipo de contaminação visual não é raro. Apesar dos padrões de higiene na maioria dos estabelecimentos serem elevados, lapsos acontecem. E, mesmo sem marcas visíveis como batom ou impressões digitais, um copo pode denunciar a sua má limpeza apenas pelo padrão de carbonatação.

Uma boa espuma (e que se mantém) são sinais de copo limpo
A espuma — ou “cabeça” — no topo da cerveja é muitas vezes tida como mero adorno, mas desempenha um papel importante na avaliação da limpeza do copo. Jessie Smith, certificada como cicerone (o equivalente a sommelier no mundo da cerveja) e especialista em controlo de qualidade de cervejas, explica ao HuffPost: “A má retenção da espuma é outro sinal de copo sujo. A cerveja deve manter alguma espuma no topo durante todo o tempo em que está a ser consumida.”

A presença de uma camada consistente de espuma não só melhora a textura da bebida, tornando-a mais cremosa e rica, como também protege o seu aroma e sabor, funcionando como uma espécie de selo contra a oxidação. Um copo limpo contribui para a preservação destes elementos.

Outro indicador positivo é o chamado ‘lacing’: um padrão em forma de rendilhado que se forma nas paredes internas do copo à medida que a cerveja é bebida. “Um copo limpo permite que a espuma residual se fixe nas paredes, formando um padrão de anéis paralelos à medida que vai bebendo”, afirma Hobday.

Quando a culpa não é do copo
Nem sempre a culpa é da loiça. Smith lembra que, por vezes, os problemas podem ter origem noutro ponto do processo de serviço: “Existe também a possibilidade de que o copo esteja limpo, mas as linhas da torneira estejam sujas ou a cerveja esteja contaminada.” Em raras ocasiões, pode até acontecer que a primeira cerveja do dia contenha restos de soluções de limpeza deixadas nas linhas de tiragem — mais comum em estabelecimentos com sistema de self-service.

Estas soluções são, por norma, de cor azul ou verde, tornando o problema facilmente identificável. Ainda assim, é um lembrete de que a limpeza e manutenção do equipamento é tão importante quanto a lavagem do copo.

A sujidade não representa grande risco, mas pode estragar a experiência
Apesar dos sinais de um copo mal lavado poderem ser visualmente desagradáveis, o risco sanitário é geralmente baixo. “Somos protegidos pelo álcool, o pH e os lúpulos presentes na cerveja, que impedem o crescimento de patogénios”, esclarece Smith. Ainda assim, certos tipos de leveduras e bactérias selvagens podem alterar o sabor da bebida e causar ligeiros desconfortos gastrointestinais.

A presença de detergente residual, por exemplo, pode provocar um ardor na língua ou um sabor metálico, embora raramente represente perigo grave para a saúde. Mais preocupante para os apreciadores é o impacto na qualidade sensorial: “Um copo sujo pode dar origem a aromas estranhos, como cheiro a cão molhado”, afirma Smith, sublinhando que isso representa uma clara deterioração do produto final.

Vale a pena reclamar?
A resposta depende do contexto e da gravidade da situação. “Na maior parte das vezes, não digo nada se apenas vejo algumas bolhas agarradas ao copo ou se a espuma desaparece depressa”, admite Smith. No entanto, se encontrar marcas de batom ou detectar um aroma estranho, como o tal cheiro a cão molhado, considera aceitável alertar o estabelecimento.

Para Sara Hobday, os clientes têm esse direito: “Se o copo não estiver perfeitamente limpo, isso afecta a sua experiência com a cerveja, e tem todo o direito de falar com o responsável do local.” A especialista recomenda, no entanto, que se dê o benefício da dúvida e que o feedback seja dado de forma educada. “Partilhar observações de forma construtiva pode ser útil para o local, dando-lhe oportunidade de corrigir o problema e melhorar o serviço para todos.”

No fundo, sublinha Hobday, “tanto trabalho é investido na criação de uma cerveja saborosa. A forma como é apresentada no copo é o passo final de um processo longo e complexo, e merece ser feito com justiça”.

Por isso, da próxima vez que pedir uma cerveja, observe as bolhas. Se estiverem a flutuar livremente para o topo e deixarem um rasto bonito de espuma no copo, está no bom caminho. Mas se as vir agarradas às paredes do copo… talvez seja boa ideia pedir outro.