Como 50 ovelhas ajudaram a esconder um esquema de 200 mil euros

A Grécia volta a ser palco de mais um escândalo de fraude com fundos públicos, desta vez envolvendo um caso insólito: um agricultor que, com apenas 50 ovelhas, conseguiu obter indevidamente cerca de 200 mil euros em subsídios estatais.

De acordo com o meio de comunicação grego Banking News, o caso ocorreu numa zona rural do país, onde o agricultor em causa declarou uma renda inferior a 10 mil euros, apesar de possuir cinco automóveis e uma casa de campo. A renda da família provinha, oficialmente, apenas do pequeno rebanho, que terá servido de fachada para beneficiar de apoios públicos através de manobras fraudulentas e subornos.

As autoridades gregas garantem que este não é um caso isolado. “São milhares os casos semelhantes”, refere o Banking News, que sublinha a persistência de uma “economia informal de 40 mil milhões de euros que continua a pesar sobre os cidadãos cumpridores”.

As consequências legais serão duras: o montante indevidamente recebido será convertido em dívida para com o Estado e, caso não seja devolvido, os bens da família serão confiscados.

No seu editorial, o Banking News termina com uma nota sobre transparência e rigor fiscal, afirmando pagar mais de 1,83 milhões de euros em impostos e IVA por ano. “Não devemos um único euro a ninguém. Somos 100% monitorizados e totalmente consistentes”, conclui o órgão de comunicação.