Combustíveis: preços descem segunda-feira após três semanas de subida. Saiba quanto vai poupar para atestar o depósito

Boas notícias a partir desta segunda-feira: os preços dos combustíveis regressam às descidas a partir da próxima semana. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida do preço da gasolina em até 2,5 cêntimos por litro e de 0,5 cêntimos por litro no gasóleo”, adiantou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados, que ganharam muitos adeptos com a escalada dos combustíveis, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,0212 euros na gasolina e de 0,0066 euros no gasóleo”.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,684 euros enquanto o do gasóleo vale 1,444 euros. No entanto, as cotações podem variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo já desceu 13 vezes e subiu apenas oito. No caso da gasolina, subiu 11 vezes e desceu outras 10, indicou a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo desvalorizou 19 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 1,7 cêntimos mais barato. A última vez que os preços registaram uma descida foi no passado dia 8 de maio, quando ‘caíram’ 6 e 5 cêntimos, respetivamente.

Ou seja, encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa menos 11,4 euros do que há 21 semanas. Já para atestar um depósito de gasolina os números são mais modestos: são precisos menos 1,02 euros.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 4,1 cêntimos abaixo da média europeia e 9,4 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 15ª posição do ranking europeu.

Ler Mais