Combustíveis: Governo deverá prolongar redução do ISP até ao final de setembro
O Governo está a ponderar estender a redução do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) durante mais um mês, até ao final de setembro. O corte na carga fiscal terminara esta quarta-feira, mas tudo indica que será renovado.
A informação é avançada pela ‘CNN Portugal’, que indica, citando o Ministério das Finanças, que “a diminuição da carga fiscal será de 28,2 cêntimos por litro de gasóleo e 32,1 cêntimos por litro de gasolina”, à semelhança do que se tem visto desde julho.
A redução do ISP tinha sido implementada em maio, para reduzir os impactos da subida dos preços dos combustíveis fósseis fruto da guerra da Rússia na Ucrânia. Inicialmente, esperava-se que a medida, anunciada como temporária por Fernando Medina, apenas produzisse efeitos em maio e em junho, mas acabou por ser estendida a julho e a agosto.
Em média, e de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia, o gasóleo simples estava a ser vendido em Portugal continental, em média, a 1,885 euros por litro, esta terça-feira. Sem a redução do ISP, esse preço dispararia para os 2,167 euros, calcula a ‘CNN Portugal’.
Por outro lado, a gasolina simples 95, vendida em média a 1,781 euros/litro, sem a redução do imposto passaria a custar 2,102 euros/litro.
Assim, com a redução do ISP, o preço do gasóleo simples fica 15% mais barato e a gasolina simples 95 fica 18% abaixo do preço que apresentaria sem essa medida.