
“Com esta decisão da Volkswagen, a economia portuguesa dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia”, diz o Ministro da Economia
A Volkswagen Autoeuropa foi escolhida para fabricar o novo modelo elétrico da Volkswagen, o ID.EVERY1. “Este é um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz para todos nós”, afirmou o Ministro da Economia, Pedro Reis.
Para o governante, este projeto representa uma conquista significativa para a economia portuguesa: “De uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos.”
O CEO da Volkswagen Autoeuropa, Thomas Hegel Gunther, destacou o impacto positivo do investimento: “É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID.EVERY1, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação. Gostaríamos de agradecer o apoio do governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país.”
A fábrica de Palmela desempenha um papel essencial na economia portuguesa. Em 2023, registou um volume de negócios de cerca de 3,8 mil milhões de euros, contando com 4.842 colaboradores e produzindo 236.100 unidades. A empresa representou 4% das exportações nacionais e contribuiu com 1,3% do PIB do país.
O projeto inclui não só a produção do ID.EVERY1, mas também a instalação de uma fábrica eletrificada de nova geração, a adoção de processos de produção e logística inovadores, e a assemblagem robotizada de sistemas de baterias.
O investimento, que ascende a várias centenas de milhões de euros, poderá atrair novos fornecedores para Portugal e para o cluster automóvel nacional, especialmente no segmento dos veículos elétricos. “Com esta decisão da Volkswagen, a economia portuguesa dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel europeu”, afirma o Ministro da Economia.
Este investimento surge na sequência da escolha da empresa chinesa Calb para instalar uma fábrica em Portugal e da contratualização de 420 milhões de euros através da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP) em 2024. O esforço coordenado entre o Ministério da Economia, a AICEP e a Volkswagen Autoeuropa demonstrou a capacidade do país para atrair projetos inovadores e reforçar a sua presença no mercado global de mobilidade sustentável.
iD.Elegancy 1: Autoeuropa vai receber produção do novo elétrico da Volkswagen