Cinco passos a reter para contribuir para a sustentabilidade no mundo laboral
Ter um plano
Apesar de cada empresa ser diferente e os impactos ambientais variarem de acordo com o setor em que opera, é indiscutível que cada empresa pode ter o seu papel de sustentabilidade.
A prioridade é entender em que fase o negócio se encontra, identificar áreas de melhoria e ter um plano claro.
Um dos passos importantes passa por reunir um grupo de trabalhadores, ao qual se poderá chamar ‘equipa verde’ -, que será responsável pela execução do plano de sustentabilidade da empresa, cujos objetivos claros irão contribuir para o foco e resiliência. O plano deve ser composto de metas tangíveis, entre as quais a redução de suas viagens de negócios ou de de energia do escritório, sendo importante avaliar o progresso regularmente.
Apoiar a flexibilidade do trabalho
As empresas podem fazer a diferença promovendo e apoiando uma forma de trabalho flexível.
Como sublinha Molood Ceccarelli, estrategista de trabalho remoto, “sem milhares de milhões de pessoas a viajar diariamente entre vários países, estamos a verificar que o ar e a água estão mais limpos e a contribuir positivamente para o meio ambiente”, defendendo que “uma abordagem contínua a este estilo de vida tem o potencial de atrasar a destruição do nosso planeta”.
Atingir a eficiência do escritório (em casa)
Apesar de acabar com as deslocações para o escritório ser um passo importante para ambiente, alguns desses ganhos poderão ser anulados pelo que acontece dentro das casas dos trabalhadores, pelo que os esforços devem transitar também com o trabalho remoto.
Mude para um fornecedor de energia renovável, separe o lixo para reciclagem, elimine o papel, diminua o aquecimento e desligue o equipamento quando não estiver a ser utilizado, por exemplo.
Caso esteja num escritório arrendado, converse com o seu senhorio sobre o que é possível fazer; se estiver num espaço partilhado, una esforços com outros inquilinos para fazer uma diferença coletiva.
Mantenha bons parceiros
Além de pensar nas suas próprias ações, as empresas devem considerar igualmente os parceiros e fornecedores com os quais mantêm relações comerciais, sendo importante terceirizar localmente e de forma sustentável.
Esteja atento às compras que realiza e perceba se é de facto a opção mais sustentável para o seu negócio e orçamento.
Trabalhar com empresas que obtiveram validação de terceiros, como a Certificação B Corp, é uma opção a reter. De acordo com o B Labs, a organização sem fins lucrativos que administra a certificação, o B Corps tem duas vezes mais probabilidade de usar energia 100% renovável e 2,5 vezes mais probabilidade de ser neutro em carbono do que as empresas comuns.
Se vai investir em novos móveis ou equipamentos de escritório, recomenda-se a escolha de produtos reconhecidos pelo Green Good Design Awards.
Pense a longo prazo
Apesar de algumas destas medidas parecerem ter um pequeno impacto ou serem insignificantes, poderão fazer uma grande diferença se forem colocadas em prática por muitas organizações.
Trata-se de compromisso a longo prazo para ser uma empresa melhor e um empregador melhor, com um contributo para a sociedade e para o planeta.