Cinco escolas de negócios portuguesas estão entre as melhores do mundo

Há cinco escolas de negócios portuguesas que se encontram entre as melhores do mundo, de acordo com o Ranking Executive Education do Financial Times, que classifica as melhores escolas mundiais em formação de executivos.

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) subiu quatro posições no ranking e conquista a melhor posição alguma vez conseguida por uma escola portuguesa, o 18º lugar mundial no ranking combinado dos programas de inscrição Aberta (open rank) e no ranking dos programas Customizados para empresas (custom rank).

“Os resultados conseguidos pela Nova SBE, que obtém o 18º lugar no mundo (o melhor alguma vez obtido por qualquer escola portuguesa neste ranking) consolida a nossa liderança em Portugal, quer nos programas abertos, quer nos customizados, deixam-nos muito satisfeitos e revelam que estamos no caminho certo para a criação de uma comunidade de talento e conhecimento com impacto no mundo”, diz Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE.

A Católica Lisbon School of Business & Economics posiciona-se como a 24ª melhor Escola do Mundo na formação de executivos, a melhor posição de sempre e uma subida de 26 lugares em dois anos.

De acordo com Filipe Santos, Dean da Católica-Lisbon, este é “um resultado excelente que resulta da nossa forte aposta no talento dos nossos professores, na inovação pedagógica e adaptação às necessidades das empresas… Essa trajetória e reconhecimento responsabiliza-nos a servir cada vez melhor as necessidades de formação dos profissionais do futuro, acelerando a sua carreira e criando valor para as empresas”.

Também a Porto Business School volta a estar no ranking da Financial Times e alcança o 34.º lugar, tendo subido seis posições, em relação ao ano anterior. A classificação da Escola de Negócios da Universidade do Porto resulta da combinação das categorias Open e Custom na formação de executivos, em que ocupa a 42.ª e a 46.ª posição, respetivamente.

“Estes resultados demonstram, uma vez mais, o sucesso do trabalho de antecipação e adaptação da Porto Business School às novas exigências do mundo dos negócios, tão marcado pela incerteza. Numa sociedade em constante transformação, nomeadamente no que diz respeito à inovação digital e tecnológica e à sustentabilidade, continuamos, ano após ano, a ser uma referência internacional na área da formação em gestão e a responder às necessidades atuais dos executivos”, afirma José Esteves, Dean da Porto Business School.

A seguinte escola de negócios portuguesa a vingar nos Ranking do Financial Times é o ISEG – Lisbon School of Economics and Management, da Universidade de Lisboa ocupa o 47.º lugar.

Para o novo Presidente da comissão executiva do ISEG Executive Education, Francisco Velez Roxo  é gratificante este reconhecimento porque “está indexado à concretização da visão e missão organizacional de uma escola que sempre apostou na formação de executivos; e desafiante porque cada vez mais a aposta numa formação em simultâneo muito segmentada e integradora tem de evidenciar uma perspetiva de mais conhecimentos, saberes e boa evolução profissional na alta roda da competição das empresas e entre Escolas a nível internacional fazendo parte de rankings credíveis e com reputação”.

Por fim, a última escola portuguesa a aparecer no ranking é o ISCTE Business School que ocupa a posição 61.º do ranking liderado pela Duke Corporate Education.

José Crespo de Carvalho, Presidente do Iscte Executive Education, sublinha que vão continuar a “reforçar a aposta internacional da formação de executivos”, e que o objetivo passa por serem “globais e chegar pelo menos aos 50% de alunos internacionais no fecho de 2024.”

Ler Mais