
Cimpor Global firma parceria internacional para implementar monitorização preditiva em 25 unidades industriais em 10 países
A Cimpor Global anunciou uma parceria estratégica com a FIZIX, empresa especializada em sensores inteligentes e software baseado em inteligência artificial, para implementar um sistema de monitorização que antecipa falhas nas instalações de produção de cimento.
O projeto abrange 25 unidades industriais em 10 países, incluindo cinco centros de produção em Portugal (Alhandra, Loulé, Souselas, Alhandra e Maia), 10 na Turquia, cinco em África e cinco terminais noutras regiões, especialmente na Europa. A primeira fase será implementada em seis países ao longo de 2025, incluindo Portugal, com expansão prevista para a China e Taiwan em 2026, totalizando 14 países.
O sistema, alojado na cloud, permitirá a rastreabilidade global da saúde das máquinas, com suporte remoto, análise e otimização por equipas especializadas.
“A Cimpor Global investiu aproximadamente 800 milhões de euros nos últimos cinco anos, a nível global, em inovação, projetos de integração global, materiais de construção mais sustentáveis, energias renováveis e soluções baseadas em I&D. Os resultados desta aposta são evidentes, tanto a nível operacional como ambiental e económico. Nos próximos anos, planeamos alocar cerca de 35% da nossa rentabilidade anual a investimentos em digitalização industrial, transição para energias verdes, descarbonização e processos e produtos de nova geração com baixo teor de carbono”, afirmou Berkan Fidan, CTO da Cimpor Global
A decisão de avançar com este projeto baseou-se em dois anos de análise e testes práticos. A combinação de Internet Industrial das Coisas (IIoT), 5G MPN, dispositivos inteligentes e software avançado permitirá novas abordagens inovadoras à produção de cimento, com impacto global a partir de iniciativas locais.
“Recorremos à nossa extensa base de dados industriais, construída ao longo dos últimos cinco anos, às nossas capacidades analíticas de processamento de dados, registos de manutenção e avarias, bem como à nossa experiência em manutenção preventiva. A parceria entre a Cimpor Global e a FIZIX, reconhecida pelo seu avanço tecnológico, trará novas abordagens inovadoras à produção de cimento. Acreditamos que esta colaboração permitirá que iniciativas locais tenham impacto global e trará uma nova perspetiva ao setor. Este é um dos maiores e mais singulares projetos IIoT no mundo, dada a sua dimensão, abrangência e impacto”, explicou.
Suat ÇALBIYIK, Chaiman do Board da Direção da Cimpor Gobal, reforçou que a entrada do grupo no TCC Group Holdings, em 2024, marcou um passo histórico para a empresa. “Hoje, não nos limitamos a produzir cimento; estamos a construir as cidades do futuro, a fortalecer infraestruturas e a criar um mundo mais sustentável. Mantemos a nossa missão de liderar a transformação da indústria cimenteira nos mercados globais, focando-nos na inovação, sustentabilidade e parcerias estratégicas. O projeto com a FIZIX é um exemplo concreto desse compromisso e um passo crucial na transição para processos de produção mais eficientes e sustentáveis.”