Ciência dos Dados: o novo oxigénio para o sucesso empresarial

Politécnico de Setúbal aposta em formação estratégica para o país.

Mais do que o “novo petróleo”, os dados parecem ser afinal o “novo oxigénio” da economia global, tal a sua relevância para o sucesso das organizações. Quem o diz é João Lopes Luís, estudante do Mestrado em Ciência de Dados para Empresas, formação que vai para a segunda edição, no Politécnico de Setúbal. Um curso de natureza eminentemente prática e aplicada, que se tem revelado particularmente útil para quem está no mercado de trabalho, há vários anos, e quer aprofundar e atualizar técnicas, processos e ferramentas.

Sempre atento à atualidade do mercado de trabalho, em constante transformação, e perfeitamente alinhado com o desígnio nacional de ter cidadãos cada vez mais qualificados, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) tem vindo a reforçar e a diversificar a sua oferta de formação pós-graduada ao longo dos últimos anos, permitindo que o contínuo desenvolvimento dos talentos individuais seja o alicerce para o progresso económico, social e cultural de Portugal.

Para acesso ao próximo ano letivo (2023/2024), o IPS dispõe de uma vasta oferta de mestrados e pós-graduações, abarcando as áreas de Saúde, Educação, Ciências Empresariais e Engenharia e Tecnologia, com o intuito de colmatar o défice nacional no que respeita à formação ao longo da vida e assim contribuir para recuperar Portugal, através de uma qualificação de excelência em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. Para o efeito, vários dos novos cursos disponíveis contam com o apoio financeiro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Formar talentos capazes de converter dados em valor acrescentado

É o caso do Mestrado em Ciência de Dados para Empresas, uma formação alinhada com a estrutura curricular da European Data Science Academy, que procura responder às necessidades urgentes do mercado de trabalho, considerando as novas tendências da economia global.

O curso, que funciona em regime b-learning (presencial e online), aposta num ensino de caráter eminentemente prático e aplicado para formar especialistas na gestão e análise desta nova fonte de valor, hoje fundamental para a tomada de decisões estratégicas por parte das organizações. Para satisfazer a procura crescente das empresas por profissionais desta área, este mestrado já está com candidaturas abertas para a segunda edição.

“Com o aumento do volume de dados, a extração de informação correta e relevante, produzindo e comunicando conhecimento, é um processo crucial para a tomada de decisão estratégica por parte das organizações. Neste sentido, o mercado de trabalho está a necessitar de um número crescente de profissionais com competências em Ciência de Dados e em Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação.”

Ana Mendes, docente do Politécnico de Setúbal, Coordenadora do Mestrado em Ciência de Dados para Empresas

Ana Mendes, coordenadora do curso, enquadra o mestrado recém-lançado “na estratégia de afirmação de uma oferta formativa diferenciadora e aplicada às necessidades das empresas”. O curso distingue-se também pela “participação de entidades parceiras que partilham conhecimento, inovação, visão empresarial efetiva, e facilitam a aproximação ao mercado de trabalho”, realça ainda a docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS).

Competências determinantes para o futuro das empresas

No mercado de trabalho há 25 anos, 15 dos quais como consultor em Business Intelligence, Integração e Análise de Dados, João Lopes Luís é um dos estudantes “pioneiros”, como lhe chama. Licenciado em Gestão e Planeamento em Turismo e com uma pós-graduação em Marketing e Business Intelligence, embarcou nesta formação avançada a estrear, sobretudo pela oportunidade. Após um projeto de dois anos e meio no setor público angolano, e sem outro projeto de grande dimensão no horizonte, decidiu tirar partido da disponibilidade que tinha na altura e candidatou-se, “essencialmente pelo desafio intelectual e pela possibilidade de aprender, com professores e com estudantes, sobre técnicas, processos e ferramentas utilizados em Ciência de Dados”, lembra.

Depois de dois trimestres de aulas, João Luís reconhece que algumas das aprendizagens entretanto adquiridas “são já úteis no presente, uma vez que trabalho na área” e que “tem sido relativamente fácil pôr em prática algumas metodologias aprendidas nas disciplinas de carácter mais técnico”, dando especial relevo ao enquadramento teórico em matérias como a Estatística.

Sobre a relevância de uma especialização em Ciência de Dados para os profissionais atuais, o estudante considera que está na hora de atualizar o epíteto de “novo petróleo”, que se generalizou para demonstrar a importância dos dados na economia global.

“Creio que, aos dias de hoje, será mais apropriado dizer que os dados são o ‘novo oxigénio’ das empresas, de tal forma são omnipresentes e relevantes. Portanto, independentemente do setor de atividade, acredito que o conhecimento mais aprofundado destes temas é, por um lado, indissociável do sucesso das empresas e, por outro, um fator diferenciador no perfil de um candidato num processo de recrutamento.”

João Lopes Luís, estudante do Politécnico de Setúbal, Mestrado em Ciência de Dados para Empresas

Especialistas a transformar dados em conhecimento

Vinda de outra área de formação, a Matemática Aplicada, Sandra Santos encontra-se também no mercado de trabalho há mais de duas décadas, desempenhando funções nas áreas de análise de dados e reporting, desde 2008. Aprofundar conhecimentos, este foi o motivo que mais pesou na decisão de ingressar neste mestrado do Politécnico de Setúbal, a par do “desejo de adquirir mais valor pessoal e profissional”.

“A área dos dados está em constante evolução, sendo necessário acompanhar as necessidades do mercado. O desafio consiste em aplicar as aprendizagens do mestrado no meu trabalho atual”, explica, dando como exemplo as disciplinas onde são utilizados os modelos de machine learning, as que incidem na comunicação e apresentação de resultados e a linguagem python. Sendo que, na sua opinião, a “capacidade de transformar os dados em conhecimento” é o grande desafio do mundo empresarial, atualmente. Um processo que nem sempre é fácil, dadas as especificidades de cada setor de negócio.

“Por vezes é necessário despender bastante tempo a compreender qual informação é relevante ou que processos se podem implementar que sejam úteis… se o profissional possuir conhecimento em ciência de dados, vai acrescentar valor e proporcionar uma vantagem competitiva, ao permitir a exploração eficaz dos dados para a tomada de decisões estratégicas e melhorias operacionais.”

Sandra Santos, estudante do Politécnico de Setúbal, Mestrado em Ciência de Dados para Empresas

Existe um vasto horizonte de possibilidades no mundo da ciência que extrai, analisa e interpreta a imensidão de dados disponíveis para convertê-los em conhecimento que conduz a decisões acertadas, com resultados vencedores. É, por isso, que qualquer empresa que ambiciona o sucesso presente e futuro valoriza, cada vez mais, profissionais com talento para ir mais longe nesta área de formação.

Mais informações detalhadas sobre as candidaturas aos Mestrados e Pós-Graduações do Politécnico de Setúbal estão disponíveis aqui.

 

 

Ler Mais