‘Cidade fantasma’ de 200 milhões de dólares tem 732 castelos ao estilo Disney e está abandonada há mais de uma década: imagens são arrepiantes

A ‘Dreamland’ afinal transformou-se num pesadelo: esta cidade turca, um complexo de 732 castelo ao ‘estilo Disney’, permanece abandonada e inacabada durante mais de uma década.

Cidades abandonadas costumam ser remanescentes de civilizações antigas – ou ‘encarnações’ de um grande evento histórico: no entanto, para um desenvolvimento de uma fantasia específica este é um problema ainda mais estranho… e mais recente.

Esta pequena cidade no noroeste da Turquia é um cemitério habitacional e com poucas soluções à vista: o Burj Al Babas, localizado nos arredores de Mudurnu, perto do Mar Negro, alberga 732 estruturas semelhantes a castelos quase idênticas e começou a ser construído em 2014, num projeto de cerca de 200 milhões de dólares.

Estas casas, desenvolvidas pelo Grupo Sarot, foram comercializadas como habitações de luxo e destinadas a potenciais proprietários nos estados do Golfo que pretendiam uma zona um pouco mais fresca para o verão.

Cada casa deveria estar equipada com uma tubagem direta para as fontes termais locais da região, permitindo banhos fantásticos e piscinas maravilhosamente aquecidas no conforto da sua casa.

Cerca de metade das casas foram vendidas antes do início da construção, com preços que variam entre cerca de 370 e 530 mil dólares: no entanto, os compradores tiveram, mesmo 10 anos depois, pouco retorno pelo seu investimento.

Embora a construção tenha sido oficialmente abandonada em 2019, depois de o Grupo Sarot ter entrado em falência, os problemas começaram logo no primeiro ano. Foi alegado que a empresa de construção tinha violado as leis ambientais, que os trabalhadores não tinham sido pagos – levando a protestos e até ameaças de suicídio, e que a construção rapidamente se atrasou devido ao mau tempo e ao golpe turco de 2016.

Talvez ainda não tenha terminado, pois no verão de 2024 o presidente turco Erdogan e o xeque Meshal al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, emir do Kuwait, reuniram-se e acordaram numa espécie de resolução – chegaram a um acordo financeiro que vai permitir às 14 empresas do Grupo Sabot acesso a um fundo estatal para “corrigir a situação financeira” dos negócios problemáticos na Turquia, o que poderá ver o projeto Burj Al Babas reacender.

Por isso, se tiver desejo de um ‘castelo Disney’ semi-construído no interior da Turquia, agora talvez seja uma boa altura para avançar para a compra.