‘Cidade fantasma’ de 200 milhões de dólares tem 732 castelos ao estilo Disney e está abandonada há mais de uma década: imagens são arrepiantes
A ‘Dreamland’ afinal transformou-se num pesadelo: esta cidade turca, um complexo de 732 castelo ao ‘estilo Disney’, permanece abandonada e inacabada durante mais de uma década.
Cidades abandonadas costumam ser remanescentes de civilizações antigas – ou ‘encarnações’ de um grande evento histórico: no entanto, para um desenvolvimento de uma fantasia específica este é um problema ainda mais estranho… e mais recente.
Esta pequena cidade no noroeste da Turquia é um cemitério habitacional e com poucas soluções à vista: o Burj Al Babas, localizado nos arredores de Mudurnu, perto do Mar Negro, alberga 732 estruturas semelhantes a castelos quase idênticas e começou a ser construído em 2014, num projeto de cerca de 200 milhões de dólares.
Burası Mudurnu.
"Burj Al Babas" evleri
Tanesi 2.350.000 TL ! pic.twitter.com/NLPDNWWbOE— Onur Özer (@ozeronur) November 13, 2018
Estas casas, desenvolvidas pelo Grupo Sarot, foram comercializadas como habitações de luxo e destinadas a potenciais proprietários nos estados do Golfo que pretendiam uma zona um pouco mais fresca para o verão.
Cada casa deveria estar equipada com uma tubagem direta para as fontes termais locais da região, permitindo banhos fantásticos e piscinas maravilhosamente aquecidas no conforto da sua casa.
Cerca de metade das casas foram vendidas antes do início da construção, com preços que variam entre cerca de 370 e 530 mil dólares: no entanto, os compradores tiveram, mesmo 10 anos depois, pouco retorno pelo seu investimento.
🧵 Un hilo de lugares abandonados que te dejarán boquiabierto
Algunos parecen escenas de películas:
1. El pueblo fantasma abandonado de Burj Al Babas (Turquía), con sus 732 casas abandonadas diseñadas para parecerse a un castillo en miniatura. pic.twitter.com/P8gMhXnpXd
— Tushar (@tusmedios) November 3, 2024
Embora a construção tenha sido oficialmente abandonada em 2019, depois de o Grupo Sarot ter entrado em falência, os problemas começaram logo no primeiro ano. Foi alegado que a empresa de construção tinha violado as leis ambientais, que os trabalhadores não tinham sido pagos – levando a protestos e até ameaças de suicídio, e que a construção rapidamente se atrasou devido ao mau tempo e ao golpe turco de 2016.
There is an abandoned ghost village in Turkey known as 'The Burj Al Babas'. The village is home to 587 unoccupied castles that look straight out of a movie. pic.twitter.com/uR1KcjrSAV
— Historic Vids (@historyinmemes) February 4, 2023
Talvez ainda não tenha terminado, pois no verão de 2024 o presidente turco Erdogan e o xeque Meshal al-Ahmad al-Jaber al-Sabah, emir do Kuwait, reuniram-se e acordaram numa espécie de resolução – chegaram a um acordo financeiro que vai permitir às 14 empresas do Grupo Sabot acesso a um fundo estatal para “corrigir a situação financeira” dos negócios problemáticos na Turquia, o que poderá ver o projeto Burj Al Babas reacender.
Por isso, se tiver desejo de um ‘castelo Disney’ semi-construído no interior da Turquia, agora talvez seja uma boa altura para avançar para a compra.