Cibersegurança é um desafio crítico na digitalização do setor industrial, diz Kaspersky

De acordo com o estudo da Kaspersky e da VDC Research – Securing OT with Purpose-built Solutions, mais de 60% das empresas a nível mundial têm como objetivo a transformação digital total em dois anos, mas os riscos de cibersegurança ameaçam o seu progresso.

De acordo com o estudo conduzido pela Kaspersky e pela VDC Research, o processo de digitalização no setor industrial está a progredir a ritmos diferentes: quase um terço (31,1%) das empresas ainda depende fortemente de processos manuais ou está a dar os primeiros passos para digitalizar determinadas tarefas; enquanto 22,7% já integraram algumas tecnologias conectadas.

Apesar desta diversidade, uma grande maioria (63,6%) das empresas pretende alcançar um modelo de transformação totalmente digital nos próximos dois anos, caracterizado por uma melhoria contínua e proativa das suas capacidades digitais.

Entre os principais riscos identificados para as empresas industriais no processo de digitalização dos seus ambientes de tecnologia operacional (OT), faltam de medidas de segurança adequadas, recursos insuficientes dedicados à cibersegurança OT, desafios relacionados com a conformidade regulamentar e a complexidade da integração entre TI e OT.

No entanto, os riscos de cibersegurança inerentes à ligação dos sistemas de tecnologia operacional podem comprometer significativamente os benefícios da transformação digital. À medida que um número crescente de organizações avança para ambientes digitais totalmente conectados, as preocupações com a cibersegurança estão a surgir como o fator mais citado que afeta negativamente a implementação de tecnologias digitais em ambientes OT, de acordo com 39,3% dos inquiridos.

Ao abordar as preocupações de cibersegurança que impedem a adoção de tecnologias digitais nas empresas, os inquiridos destacaram vários problemas críticos:

· 46,6% destacaram a insuficiência de medidas de segurança nas suas infraestruturas atuais;

· 46,6% mencionaram a falta de orçamento ou de pessoal afetado à cibersegurança das OT;

· 42,7% identificaram desafios relacionados com a conformidade regulamentar;

· 41,7% destacaram as dificuldades inerentes à integração dos sistemas de TI e OT.

Apesar destas preocupações, o estudo sublinha que a cibersegurança é uma tecnologia essencial para o êxito da transformação digital. Sem uma proteção adequada dos dados e dos sistemas, as organizações não podem aproveitar plenamente o potencial das novas tecnologias, uma vez que a perceção dos riscos afeta a confiança e pode atrasar o progresso digital.

“À medida que a conetividade e a dependência das tecnologias digitais aumentam, também aumenta o potencial de ciberameaças. É fundamental que as organizações industriais adotem soluções robustas de cibersegurança para que, à medida que implementam novos sistemas de OT e melhoram a sua eficiência, possam também mitigar os riscos que podem causar grandes interrupções e perdas financeiras”, afirmou Andrey Strelkov, diretor da linha de produtos de Cibersegurança Industrial da Kaspersky.