Chernobyl vai ser usada pelos russos “para chantagear o Ocidente”, acusa presidência da Ucrânia

O controlo de Chernobyl por parte das tropas russas pode ser uma tática de “possível chantagem” com o Ocidente, segundo revelou esta sexta-feira Oleksiy Arestovych, assessor do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.

“Chernobyl foi apreendida e acho que eles vão chantagear o Ocidente. O Gabinete do Presidente está a preparar uma resposta a uma possível chantagem através de Chernobyl”, disse Arestovich, conforme relatado pelo site de notícias ‘Ukrinform’.

Chernobyl está localizada ao lado da rota mais direta da Bielorrússia para Kiev, capital da Ucrânia, e, consequentemente, segue uma linha lógica de ataque para as forças russas que invadem a Ucrânia. Esta sexta-feira, os militares da Rússia confirmaram que assumiram o controlo da central nuclear e disseram que planeavam enviar paraquedistas para ajudar a proteger a estação que fica a apenas 90 quilómetros ao norte de Kiev.

Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo, disse que a presença lá “garante que grupos terroristas ou forças nacionalistas não poderão tirar proveito da situação e realizar uma provocação nuclear”.

Ao tomar o local, analistas militares ocidentais disseram que a Rússia estava simplesmente usando a rota de invasão mais rápida da Bielorrússia, um aliado de Moscou e uma base para as tropas russas.

“Foi o caminho mais rápido de A para B”, garantiu James Acton, codiretor do Programa de Política Nuclear do think tank Carnegie Endowment for International Peace, acrescentando que a captura da central pela Rússia não foi para a proteger de mais danos, dizendo que as quatro centrais nucleares ativas da Ucrânia apresentam um risco maior do que Chernobyl, que fica dentro de uma vasta “zona de exclusão” aproximadamente do tamanho de Luxemburgo.

Ler Mais