Cheirinho a verão? Sol e (muito) calor regressam em força a Portugal

Esta terça-feira prepare-se para mais uma mudança significativa no estado do tempo: depois da chuva que regressou a Portugal este domingo, que se manteve até segunda-feira, hoje vai fazer-se sentir o efeito do anticiclone no Atlântico, que vai, apesar da direção predominante do vento ser norte, trazer uma subida da temperatura.

Esta subida será mais significativa nas regiões do Interior, e mais a Sul – onde o céu também estará mais limpo –, sendo que a Norte ainda haverá bastante nebulosidade, embora sem chuva. Ainda não é tempo de verão… mas já vai deixar um cheirinho no ar.

Segundo o IPMA, esta terça-feira espere “céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, e com possibilidade de ocorrência de chuvisco. Aumento temporário de nebulosidade nas regiões Norte e Centro entre o meio da manhã e o meio da tarde, e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos nas terras altas do extremo norte”.

Mais: “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, temporariamente sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) a partir do meio da tarde, na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca e nas terras altas”, assim como a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro, em especial no litoral”. Por último, conte com uma “pequena subida da temperatura máxima, mais significativa no interior Norte e Centro, e Alto Alentejo”.

A questão que se coloca é será que a chuva terminou, e que teremos agora a instalação definitiva do anticiclone? Será este o ponto de viragem de uma primavera instável, para um verão que promete ser quente? Ou será apenas mais uma viragem temporária, antes do regresso da chuva e temperaturas mais baixas? De acordo com os meteorologistas do ‘Luso Meteo’, a previsão é incerta. No entanto, referiram, “o anticiclone regressa, e pode vir para ficar – ou, pelo menos, para se mostrar mais intenso e mais ‘permanente’, num claro sinal que o verão está mesmo a instalar-se”.

Veja os termómetros para esta terça-feira nas principais cidades portuguesas:

Lisboa – entre 14 e 24 graus
Porto – entre 13 e 20 graus
Viana do Castelo – entre 11 e 20 graus
Braga – entre 11 e 24 graus
Bragança – entre 7 e 23 graus
Vila Real – entre 11 e 22 graus
Aveiro – entre 15 e 21 graus
Viseu – entre 11 e 22 graus
Coimbra – entre 14 e 23 graus
Guarda – entre 8 e 20 graus
Castelo Branco – entre 9 e 27 graus
Leiria – entre 12 e 23 graus
Portalegre – entre 11 e 24 graus
Santarém – entre 12 e 25 graus
Setúbal – entre 12 e 26 graus
Évora – entre 11 e 27 graus
Beja – entre 11 e 28 graus
Faro – entre 15 e 29 graus
Ponta Delgada – entre 16 e 20 graus
Funchal – entre 18 e 24 graus.